É já na próxima 3ª feira, 28 de Fevereiro 2012, que decorrerá a segunda conferência do Ciclo A Viagem e o Diário Gráfico, no Museu Arqueológico do Carmo, pelas 18h30.
João Seixas, professor universitário, consultor a activista de projectos de revitalização de cidades e dinâmicas urbanas (em Lisboa, Barcelona e Rio de Janeiro), será o nosso conferencista desta semana e irá falar-nos sobre "A Viagem no Quotidiano de Lisboa".
Aqui fica uma breve sinopse:
A Viagem no Quotidiano de Lisboa
João Seixas
"Viajamos para conhecer a nossa própria geografia. Um aforismo que parece óbvio quando viajamos para partidas distantes, lugares distintos das nossas paisagens diárias. Longe, reflectimos. Mas não será igualmente relevante empreender a busca das nossas paisagens exteriores e interiores, nos nossos quotidianos? Quotidianos construídos, em parte e em viagem, por nós próprios. E perto, reflectimos? Re-conhecimento. Um re-conhecimento a construír em conjunto com os nossos lugares, com os nossos habitats, com a nossa cidade. Ou, como muito bem lembrou o lisboetíssimo José Cardoso Pires, “ninguém poderá conhecer uma cidade se não a souber interrogar, interrogando-se a si mesmo”.
Lisboa, tal como nós, e como se sabe, tem muito que se lhe diga. E muito que dizer. E o que é Lisboa, hoje? Entre centros e periferias, entre compassos e descompassos, entre encontros e desencontros; Lisboa é um ser vivo fascinante, altamente complexo, uma heteronímia infinita, uma enorme cidade de cidades. Um genoma urbano, em que – como cantou Sérgio Godinho – anda tudo ligado. Procuremos, então, fazer pontes. Entre humano e urbano. E olhar, de forma mais atenta, para as nossas paisagens diárias e suas mutações, sem ansiedades pós-modernas nem arreigues a passados parados. Para uma cumplicidade activa. A arte quotidiana do diário gráfico é instrumento excelente para tal activação."
A entrada é gratuita e não é necessária inscrição prévia.
Esperamos poder contar com a vossa presença!
Próximas Conferências:
Próximas Conferências:
06 Março – Isabel Baraona – “Cadernos e Diários, as ficções dos artistas”
Artista Plástica e Professora na ESAD.CR
13 Março – João Jesus – “O Desenho de viagem. Cadernos de Procura Paciente”
Arquitecto, ilustrador e desenhador compulsivo (de confesso desamor aos próprios desenhos, mas de total entrega ao acto de desenhar)
20 Março – Filipe Leal de Faria – “Desenhar = viajar? Desenho do quotidiano e a arte de viajar”
Arquitecto, divulgador do desenho quotidiano, participou ou organizou livros, conferências e encontros subordinados ao tema
27 Março – Pedro Moura – “Pontes de encontro entre a Banda Desenhada e o Diário Gráfico”
Crítico e docente de ilustração e banda desenhada. Doutorando. Escreve em lerbd.blogspot.com
Sem comentários:
Enviar um comentário