quarta-feira, 24 de outubro de 2012

A Viagem e o Diário Gráfico 2 - Sessão com Rita Cortez Pinto no Museu Arqueológico do Carmo

         Continuamos, então, com as nossas sessões de desenho inseridas no 2º Ciclo A Viagem e o Diário Gráfico.
         Este Sábado, 27 de Outubro, contamos com a presença de Rita Cortez Pinto que irá orientar a sessão Mapas de desenhos viajantes, das 10 às 13h no Museu Arqueológico do Carmo.

Aqui fica um resumo da sessão e o material necessário a trazer pelos participantes.
Apareçam!



Rita Cortez Pinto - Mapa de desenhos viajantes

Nesta sessão vamos experimentar uma série de técnicas de manipulação de cadernos como o recorte, colagem, impressão e pop-up. Vamos, numa primeira fase, conhecer e falar de uma série de artistas, ilustradores e escritores que pensam e trabalham a ideia de viagem e diário, com diferentes exemplos de viagens, registos e formatos do objecto diário.

Na segunda parte do workshop é proposto ao grupo uma espécie de jogo do desenho que nos vai ajudar a registar de formas diferentes as impressões que vamos tendo de um lugar pré-definido. Os participantes recebem um conjunto de pistas e estímulos; um percurso/viagem e um caderno que vai recebendo registos, resultados e respostas. Cada pista promove uma forma diferente de encarar o desenho, uma maneira de observar e/ou uma técnica de manipulação do caderno. No final obtemos um livro/mapa de desenho da viagem que fizemos no lugar que visitámos.
Técnicas: Desenho, recorte, colagem, pop up.
Rita Cortez Pinto (Lisboa, 1977)
Desenhadora de várias formas e feitios, o trabalho de Rita Cortez Pinto cruza vários universos que têm sempre em comum o mundo do Desenho. Movimenta-se entre as artes plásticas, a ilustração, e também o trabalho criativo com crianças.
Tem formação superior em Arquitectura de Design pela Faculdade de Arquitectura de Lisboa e o Curso Avançado de Artes plásticas pelo ArCo, Expõe regularmente desde 1999 e colabora desde 2003 em diferentes instituições museológicas e projectos individuais na área da educação artística para crianças.
 
Material necessário (a trazer pelos participantes):
1 folha de papel de desenho de aprox. 200gr de 65/70x50 cm
Caneta preta
Vários tipos de riscadores de diferentes cores
Tesoura
Cola stick
Fita cola
Até Sábado!

Programa completo do Ciclo aqui
 
Contactos:
Museu Arqueológico do Carmo
Largo do Carmo, 1200-092 Lisboa
21 347 86 29

Sem comentários:

Enviar um comentário