quarta-feira, 28 de setembro de 2011

A Viagem e o Diário Gráfico com Eduardo Salavisa - Museu Arqueológico do Carmo

  No seguimento do nosso ciclo A Viagem e o Diário Gráfico terá lugar no próximo Sábado, 1 de Outubro, a sessão orientada por Eduardo Salavisa. Desta vez a viagem proposta é entre Cabo Verde e as Escadinhas do Duque! O ponto de encontro é, como habitualmente, no Museu Arqueológico do Carmo.
  Aqui ficam algumas imagens e uma pequena biografia do formador.



1 de Outubro – Eduardo Salavisa – Viagem a Cabo Verde – Escadinhas do Duque
Das 10h às 13h

EDUARDO SALAVISA
Nasceu em Lisboa, onde vive e trabalha. Licenciado em Design de Equipamento pela FBAUL. Desenha. Organiza e participa em exposições, conferências, workshops e encontros sob o tema do “Diário Gráfico”. Autor do livro “Diários de Viagem. Desenhos do quotidiano”, Quimera, Lisboa 2008. Dinamiza o site www.diariografico.com e o blog diario-grafico.blogspot.com e colabora nos blogues www.urbansketchers.com, urbansketchers-portugal.blogspot.com e devueltaconelcuaderno.blogspot.com/

Desenho de Eduardo Salavisa

Desenho de Eduardo Salavisa
Até Sábado!

terça-feira, 27 de setembro de 2011

A Viagem e o Diário Gráfico com Javier de Blas - Museu Arqueológico do Carmo

    Mais uma vez tivemos o prazer de poder contar com um extraordinário grupo de participantes na segunda sessão de desenho do Ciclo A Viagem e o Diário Gráfico, orientada por Javier de Blas que, com toda a sua capacidade de partilha e entrega, nos levou a "viajar" entre o  Mediterrâneo e o Largo do Carmo.
    Desde já muito obrigada a todos por embarcarem connosco nesta aventura, e um agradecimento muito especial e caloroso ao Javier!

Aqui ficam algumas imagens.



Javier de Blas durante a sessão no espaço do Museu






 



















Alguns dos magníficos desenhos realizados pelos participantes
Ficamos a aguardar os vossos desenhos e comentários!

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

A Viagem e o Diário Gráfico com Javier de Blas - Museu Arqueológico do Carmo

    É já neste Sábado, 24 de Setembro 2011, que teremos o prazer de receber no Museu, para mais uma sessão do ciclo A Viagem e o Diário Gráfico, Javier de Blas. Desta vez a viagem é pelo Mediterrâneo e Largo do Carmo!
    Aqui ficam algumas informações e imagens. Contamos com a vossa participação!



24 de Setembro – Javier de Blas – Viagem pelo Mediterrâneo – Largo do Carmo


JAVIER DE BLAS
Licenciado em Belas Artes. Professor de Desenho na Escola Superior de Design de La Rioja, Espanha. Publica os seus trabalhos em Flickr e nos sites: devueltaconelcuaderno.blogspot.com e urbansketchers-spain.blogspot.com. É membro do colectivo Urban Sketchers.

Desenho de Javier de Blas

Desenho de Javier de Blas

terça-feira, 20 de setembro de 2011

A Viagem e o Diário Gráfico com Pedro Cabral

     Decorreu no passado Sábado, 17 de Setembro 2011, a primeira sessão do ciclo A Viagem e o Diário Gráfico. Orientada por Pedro Cabral foi um verdadeiro sucesso! 18 participantes juntaram-se para ouvir falar sobre a viagem que Pedro Cabral fez pela Via Algarviana e rumaram depois ao Jardim de São Pedro de Alcântara para desenharem. Aqui ficam algumas imagens desta sessão!





Os participantes em plena acção!!














Pedro Cabral durante a sessão em São Pedro de Alcântara




Não podíamos ter começado melhor!

Amanhã já estará disponível informação mais detalhada sobre a sessão do próximo Sábado com Javier de Blas!

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

A Viagem e o Diário Gráfico - Pedro Cabral no Museu Arqueológico do Carmo

No seguimento da divulgação do ciclo de sessões A Viagem e o Diário Gráfico nada como tentar dar a conhecer um pouco os formadores que nos irão conduzir nestas fantásticas viagens. Assim, e para vos abrir o apetite aqui ficam algumas informações e imagens do nosso primeiro formador Pedro Cabral, cuja sessão decorrerá no próximo sábado 17 de Setembro, das 10h às 13h.


17 Setembro (Sábado). Das 10 às 13h
Pedro Cabral - "Viagem pela Via Algarviana" - S.Pedro de Alcântara.


PEDRO CABRAL

Nasceu, vive e trabalha em Lisboa. Licenciado em Arquitectura (1978) na ESBAL. Casado e com dois filhos. Faz arquitectura, desenha, faz vela e viagens a pé. Dinamiza o blog  http://bonecosdebolso1.blogspot.com e colabora nos blogues www.urbansketchers.com, urbansketchers-portugal.blogspot.com.

Desenho de Pedro Cabral, Viagem pela Via Algarviana.


sexta-feira, 26 de agosto de 2011

A Viagem e o Diário Gráfico - Museu Arqueológico do Carmo

Durante os meses de Setembro, Outubro e Novembro de 2011, o Museu Arqueológico do Carmo propõe-lhe um ciclo de sessões de desenho sob o tema A Viagem e o Diário Gráfico destinado a todos os que queiram adquirir ou desenvolver o hábito de desenhar.
Tendo como ponto de partida o ambiente cenográfico das Ruínas do Carmo e do Museu pretende-se, com estas sessões, explorar a estreita ligação entre o acto de viajar e o registo da própria viagem. E entenda-se aqui o conceito de viagem num sentido mais lato: desde a viagem física que nos pode levar a um lugar/espaço especifico e concreto até às múltiplas viagens que podemos realizar sem nos deslocarmos.


"A Viagem e o Desenho. Duas actividades que, para algumas pessoas, é indissociável. Viajarem acompanhadas com um pequeno caderno, o Diário Gráfico. É essa experiência que pretendemos transmitir com 8 viajantes que nos vão relatar uma das viagens que fizeram, as peripécias por que passaram e os registos que ficaram no caderno. Depois, como a melhor maneira de evoluirmos no desenho é desenhando, vamos para o exterior fazê-lo." Eduardo Salavisa

Contamos com a vossa participação!

Aqui ficam algumas informações úteis:

A Viagem e o Diário Gráfico

Desenho de Eduardo Salavisa

Calendário das Sessões:

15 Setembro (5ªfeira). 19h
Apresentação do Projecto. Com a presença de alguns formadores.(Entrada Gratuita mas sujeita aos lugares disponíveis).
17 Setembro (Sábado). Das 10 às 13h
Pedro Cabral -  "Viagem pela Via Algarviana" - S.Pedro de Alcântara.
24 Setembro (Sábado). Das 10 às 13h
Javier De Blas -  “Viagem pelo Mediterrâneo” - Largo do Carmo.
1 Outubro (Sábado). Das 10 às 13h
Eduardo Salavisa -  “Viagem a Cabo-Verde” - Escadinhas do Duque.
8 Outubro (Sábado). Das 10 às 13h
João Catarino -  “Viagem às praias de Portugal: de Caminha a Vila Real de Stº António” - Chiado.
15 Outubro (Sábado). Das 10 às 13h
Pedro Fernandes -  “Viagem às Ilhas Selvagens” - Largo Camões.
18 Outubro (3ªfeira). 19h
Conferência de Laís Guaraldo. “Os cadernos de Viagem de Delacroix e Gauguin” (Entrada Gratuita mas sujeita aos lugares disponíveis)
22 Outubro (Sábado). Das 10 às 13h
Ricardo Cabral - “Viagem a Israel” - Rossio.
29 Outubro (Sábado). Das 10 às 13h
Mário Linhares - “Viagem à Coreia do Sul” - Elevador de Santa Justa.
5 Novembro (Sábado). Das 10 às 13h
Richard Câmara - “Viagem a Xangai” - Largo da Academia das Belas Artes.

A programação pode ser alterada por motivos de força maior.

Organização: Eduardo Salavisa www.diariografico.com
                                                 http://diario-grafico.blogspot.com
Local: Museu Arqueológico do Carmo, Largo do Carmo, Lisboa
Data: Aos Sábados - de 17 de Setembro a 5 de Novembro de 2011
Horário: 10-13h

Preço: 15€ por sessão;
            Inscrição nas 8 sessões: 105€ (oferta de uma inscrição)
Número mínimo de participantes: 6
Número máximo de participantes: 20
Inscrições/Informações: servicoeducativo@museuarqueologicodocarmo.pt
                                         21 347 86 29

MATERIAL NECESSÁRIO ( a trazer pelo formando)
Diário Gráfico/Caderno; tinta da china; canetas (finas e grossas), lápis (4B), aguarelas (pincéis grosso e fino, recipiente para água, papel absorvente), marcadores (3 cores)
MATERIAL OPCIONAL ( a trazer pelo formando)
material de colagem (tesoura, cola e uma revista).

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Actividades para Escolas 2011/2012

Deixamos aqui a nossa programação de actividades para o ano escolar de 2011/2012. Pensada para público escolar, esta programação surge como um ponto de partida para a descoberta e exploração da colecção do Museu e da história das Ruínas da Igreja do Carmo. Contamos com a vossa participação!



Em breve daremos mais notícias não só sobre alguns projectos muito especiais direccionados para as Escolas, como também sobre novos workshops e formações. Até breve!