sábado, 15 de outubro de 2011

Visita da Associação Infante de Sagres - Actividade Viajantes no Tempo

 Há já algum tempo que não damos notícias das nossas actividades para as escolas mas não podíamos ter retomado de melhor forma! Na passada 6ª feira, 14 de Outubro, recebemos a visita de duas turmas de 3º e 4º ano da Associação Infante de Sagres para a actividade Viajantes no Tempo. Foi um verdadeiro gosto poder receber este fantástico grupo de "viajantes"!
  A actividade propõe a exploração do conceito de Tempo - Passado, Presente e Futuro - através da descoberta de parte da nossa colecção e também da realização de uma "barra cronológica" muito pessoal e criativa que espelha o conceito de Tempo para os nossos pequenos viajantes.
 Aqui ficam algumas imagens dos fantásticos trabalhos! 







  Muito obrigada pela vossa participação!!

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Sessão de Desenho com Pedro Fernandes - Ciclo A Viagem e o Diário Gráfico - Museu Arqueológico do Carmo

  No seguimento das sessões de desenho do ciclo A Viagem e o Diário Gráfico, que decorrem até 5 de Novembro, iremos receber este Sábado, para mais uma viagem, o ilustrador Pedro Fernandes.
  A viagem proposta para esta sessão é entre as Ilhas Selvagens e o Largo de Camões!
  Aqui ficam algumas informações e imagens:



15 de Outubro – Pedro Fernandes – Viagem às Ilhas Selvagens – Largo Camões

PEDRO FERNANDES (PeF)
Nasceu em Lisboa. Licenciatura em Geologia. Pós-graduação em Science Illustration. Tem desenvolvido a sua actividade recente em torno da ilustração científica, abordando pontualmente outros campos como a banda desenhada ou ilustração juvenil. Observa aves e interessa-se particularmente por desenho de campo. Diariamente desenha qualquer coisa ou pelo menos uma coisa qualquer no seu diário gráfico.


Desenho de Pedro Fernandes
Desenho de Pedro Fernandes
Até Sábado!

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Sessão de Desenho com João Catarino no Museu Arqueológico do Carmo - A Viagem e o Diário Gráfico

  No passado Sábado, 8 de Outubro, decorreu mais uma sessão do ciclo A Viagem e o Diário Gráfico. Desta vez a viagem ficou a cargo do João Catarino e após termos percorrido as praias de Portugal, de Caminha a Vila Real de Sto. António, através dos magníficos desenhos do João, continuou-se a viagem a desenhar o Chiado.
  Muito obrigada a todos pela vossa participação. É um prazer poder contar com a vossa presença!
  E, last but not least, um grande obrigada ao João Catarino por ter partilhado connosco a sua viagem e os seus conhecimentos, sempre com um fantástico humor e boa disposição!
  Aqui ficam algumas imagens:

Os primeiros desenhos no interior do Museu

Um dos objectivos: explorar o interior/exterior
através de jogos de sombras.
Uma das janelas do Museu serviu na perfeição!




















A Viagem pelo Chiado:


João Catarino durante a sessão.



Os participantes em plena actividade de desenhar!


Desenhando na Rua Garrett.
















De volta ao Museu para partilhar os desenhos e as impressões da sessão!



quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Sessão de Desenho com João Catarino - A Viagem e o Diário Gráfico no Museu Arqueológico do Carmo

   É já no próximo Sábado, 8 de Outubro, que iremos receber o João Catarino para mais uma sessão do ciclo A Viagem e o Diário Gráfico. Nada como aproveitar o bom tempo e fazer uma viagem pelas nossas praias e depois ir a "banhos" ao Chiado!
   Aqui ficam algumas informações e imagens. Até Sábado!



8 de Outubro – João Catarino – Viagem às Praias de Portugal: de Caminha a Vila Real de Stº António

JOÃO CATARINO
Nasceu em Lisboa. Licenciado em Design de Comunicação pela FBAUL. Professor no Ar.co de Desenho e de Design e professor de Ilustração no CIEAM na FBAUL. Participa em exposições, conferências, workshops e encontros sob o tema do “Diário Gráfico”. Coordena o blog desenhosdodia.blogspot.com e colabora nos blogues www.urbansketchers.com e urbansketchers-portugal.blogspot.com

Magoito - Desenho de João Catarino

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Sessão de Desenho com Eduardo Salavisa - A Viagem e o Diário Gráfico no Museu Arqueológico do Carmo

    Aqui ficam algumas imagens da sessão de desenho, inserida no ciclo A Viagem e o Diário Gráfico, que decorreu no passado Sábado, orientada por Eduardo Salavisa. Desta a vez a "viagem" proposta foi entre Cabo Verde e as Escadinhas do Duque. 
    Mais uma vez muito obrigada a todos pela vossa participação. E um obrigado muito especial ao Eduardo Salavisa pela sua participação como formador e organizador deste ciclo!





As Escadinhas do Duque ocupadas pelos nossos desenhadores!



Eduardo Salavisa durante a sessão


quarta-feira, 28 de setembro de 2011

A Viagem e o Diário Gráfico com Eduardo Salavisa - Museu Arqueológico do Carmo

  No seguimento do nosso ciclo A Viagem e o Diário Gráfico terá lugar no próximo Sábado, 1 de Outubro, a sessão orientada por Eduardo Salavisa. Desta vez a viagem proposta é entre Cabo Verde e as Escadinhas do Duque! O ponto de encontro é, como habitualmente, no Museu Arqueológico do Carmo.
  Aqui ficam algumas imagens e uma pequena biografia do formador.



1 de Outubro – Eduardo Salavisa – Viagem a Cabo Verde – Escadinhas do Duque
Das 10h às 13h

EDUARDO SALAVISA
Nasceu em Lisboa, onde vive e trabalha. Licenciado em Design de Equipamento pela FBAUL. Desenha. Organiza e participa em exposições, conferências, workshops e encontros sob o tema do “Diário Gráfico”. Autor do livro “Diários de Viagem. Desenhos do quotidiano”, Quimera, Lisboa 2008. Dinamiza o site www.diariografico.com e o blog diario-grafico.blogspot.com e colabora nos blogues www.urbansketchers.com, urbansketchers-portugal.blogspot.com e devueltaconelcuaderno.blogspot.com/

Desenho de Eduardo Salavisa

Desenho de Eduardo Salavisa
Até Sábado!

terça-feira, 27 de setembro de 2011

A Viagem e o Diário Gráfico com Javier de Blas - Museu Arqueológico do Carmo

    Mais uma vez tivemos o prazer de poder contar com um extraordinário grupo de participantes na segunda sessão de desenho do Ciclo A Viagem e o Diário Gráfico, orientada por Javier de Blas que, com toda a sua capacidade de partilha e entrega, nos levou a "viajar" entre o  Mediterrâneo e o Largo do Carmo.
    Desde já muito obrigada a todos por embarcarem connosco nesta aventura, e um agradecimento muito especial e caloroso ao Javier!

Aqui ficam algumas imagens.



Javier de Blas durante a sessão no espaço do Museu






 



















Alguns dos magníficos desenhos realizados pelos participantes
Ficamos a aguardar os vossos desenhos e comentários!