Há já algum tempo que não damos notícias das nossas actividades para as escolas mas não podíamos ter retomado de melhor forma! Na passada 6ª feira, 14 de Outubro, recebemos a visita de duas turmas de 3º e 4º ano da Associação Infante de Sagres para a actividade Viajantes no Tempo. Foi um verdadeiro gosto poder receber este fantástico grupo de "viajantes"!
A actividade propõe a exploração do conceito de Tempo - Passado, Presente e Futuro - através da descoberta de parte da nossa colecção e também da realização de uma "barra cronológica" muito pessoal e criativa que espelha o conceito de Tempo para os nossos pequenos viajantes.
Aqui ficam algumas imagens dos fantásticos trabalhos!
Muito obrigada pela vossa participação!!
sábado, 15 de outubro de 2011
quarta-feira, 12 de outubro de 2011
Sessão de Desenho com Pedro Fernandes - Ciclo A Viagem e o Diário Gráfico - Museu Arqueológico do Carmo
No seguimento das sessões de desenho do ciclo A Viagem e o Diário Gráfico, que decorrem até 5 de Novembro, iremos receber este Sábado, para mais uma viagem, o ilustrador Pedro Fernandes.
A viagem proposta para esta sessão é entre as Ilhas Selvagens e o Largo de Camões!
Aqui ficam algumas informações e imagens:
PEDRO FERNANDES (PeF)
A viagem proposta para esta sessão é entre as Ilhas Selvagens e o Largo de Camões!
Aqui ficam algumas informações e imagens:
15 de Outubro – Pedro Fernandes – Viagem às Ilhas Selvagens – Largo Camões
Nasceu em Lisboa. Licenciatura em Geologia. Pós-graduação em Science Illustration. Tem desenvolvido a sua actividade recente em torno da ilustração científica, abordando pontualmente outros campos como a banda desenhada ou ilustração juvenil. Observa aves e interessa-se particularmente por desenho de campo. Diariamente desenha qualquer coisa ou pelo menos uma coisa qualquer no seu diário gráfico.
![]() |
| Desenho de Pedro Fernandes |
![]() |
| Desenho de Pedro Fernandes |
Até Sábado!
segunda-feira, 10 de outubro de 2011
Sessão de Desenho com João Catarino no Museu Arqueológico do Carmo - A Viagem e o Diário Gráfico
No passado Sábado, 8 de Outubro, decorreu mais uma sessão do ciclo A Viagem e o Diário Gráfico. Desta vez a viagem ficou a cargo do João Catarino e após termos percorrido as praias de Portugal, de Caminha a Vila Real de Sto. António, através dos magníficos desenhos do João, continuou-se a viagem a desenhar o Chiado.
Muito obrigada a todos pela vossa participação. É um prazer poder contar com a vossa presença!
E, last but not least, um grande obrigada ao João Catarino por ter partilhado connosco a sua viagem e os seus conhecimentos, sempre com um fantástico humor e boa disposição!
Aqui ficam algumas imagens:
A Viagem pelo Chiado:
De volta ao Museu para partilhar os desenhos e as impressões da sessão!
Muito obrigada a todos pela vossa participação. É um prazer poder contar com a vossa presença!
E, last but not least, um grande obrigada ao João Catarino por ter partilhado connosco a sua viagem e os seus conhecimentos, sempre com um fantástico humor e boa disposição!
Aqui ficam algumas imagens:
| Os primeiros desenhos no interior do Museu |
| Um dos objectivos: explorar o interior/exterior através de jogos de sombras. Uma das janelas do Museu serviu na perfeição! |
A Viagem pelo Chiado:
| João Catarino durante a sessão. |
| Os participantes em plena actividade de desenhar! |
| Desenhando na Rua Garrett. |
De volta ao Museu para partilhar os desenhos e as impressões da sessão!
quinta-feira, 6 de outubro de 2011
Sessão de Desenho com João Catarino - A Viagem e o Diário Gráfico no Museu Arqueológico do Carmo
É já no próximo Sábado, 8 de Outubro, que iremos receber o João Catarino para mais uma sessão do ciclo A Viagem e o Diário Gráfico. Nada como aproveitar o bom tempo e fazer uma viagem pelas nossas praias e depois ir a "banhos" ao Chiado!
Aqui ficam algumas informações e imagens. Até Sábado!
JOÃO CATARINO
Aqui ficam algumas informações e imagens. Até Sábado!
8 de Outubro – João Catarino – Viagem às Praias de Portugal: de Caminha a Vila Real de Stº António
Nasceu em Lisboa. Licenciado em Design de Comunicação pela FBAUL. Professor no Ar.co de Desenho e de Design e professor de Ilustração no CIEAM na FBAUL. Participa em exposições, conferências, workshops e encontros sob o tema do “Diário Gráfico”. Coordena o blog desenhosdodia.blogspot.com e colabora nos blogues www.urbansketchers.com e urbansketchers-portugal.blogspot.com
| Magoito - Desenho de João Catarino |
terça-feira, 4 de outubro de 2011
Sessão de Desenho com Eduardo Salavisa - A Viagem e o Diário Gráfico no Museu Arqueológico do Carmo
Aqui ficam algumas imagens da sessão de desenho, inserida no ciclo A Viagem e o Diário Gráfico, que decorreu no passado Sábado, orientada por Eduardo Salavisa. Desta a vez a "viagem" proposta foi entre Cabo Verde e as Escadinhas do Duque.
Mais uma vez muito obrigada a todos pela vossa participação. E um obrigado muito especial ao Eduardo Salavisa pela sua participação como formador e organizador deste ciclo!
Mais uma vez muito obrigada a todos pela vossa participação. E um obrigado muito especial ao Eduardo Salavisa pela sua participação como formador e organizador deste ciclo!
![]() |
| As Escadinhas do Duque ocupadas pelos nossos desenhadores! |
![]() |
| Eduardo Salavisa durante a sessão |
quarta-feira, 28 de setembro de 2011
A Viagem e o Diário Gráfico com Eduardo Salavisa - Museu Arqueológico do Carmo
No seguimento do nosso ciclo A Viagem e o Diário Gráfico terá lugar no próximo Sábado, 1 de Outubro, a sessão orientada por Eduardo Salavisa. Desta vez a viagem proposta é entre Cabo Verde e as Escadinhas do Duque! O ponto de encontro é, como habitualmente, no Museu Arqueológico do Carmo.
Aqui ficam algumas imagens e uma pequena biografia do formador.
Até Sábado!
Aqui ficam algumas imagens e uma pequena biografia do formador.
1 de Outubro – Eduardo Salavisa – Viagem a Cabo Verde – Escadinhas do Duque
Das 10h às 13h
EDUARDO SALAVISA
Nasceu em Lisboa, onde vive e trabalha. Licenciado em Design de Equipamento pela FBAUL. Desenha. Organiza e participa em exposições, conferências, workshops e encontros sob o tema do “Diário Gráfico”. Autor do livro “Diários de Viagem. Desenhos do quotidiano”, Quimera, Lisboa 2008. Dinamiza o site www.diariografico.com e o blog diario-grafico.blogspot.com e colabora nos blogues www.urbansketchers.com, urbansketchers-portugal.blogspot.com e devueltaconelcuaderno.blogspot.com/
![]() |
| Desenho de Eduardo Salavisa |
![]() |
| Desenho de Eduardo Salavisa |
terça-feira, 27 de setembro de 2011
A Viagem e o Diário Gráfico com Javier de Blas - Museu Arqueológico do Carmo
Mais uma vez tivemos o prazer de poder contar com um extraordinário grupo de participantes na segunda sessão de desenho do Ciclo A Viagem e o Diário Gráfico, orientada por Javier de Blas que, com toda a sua capacidade de partilha e entrega, nos levou a "viajar" entre o Mediterrâneo e o Largo do Carmo.
Desde já muito obrigada a todos por embarcarem connosco nesta aventura, e um agradecimento muito especial e caloroso ao Javier!
Aqui ficam algumas imagens.
![]() |
| Javier de Blas durante a sessão no espaço do Museu |
![]() |
![]() |
| Alguns dos magníficos desenhos realizados pelos participantes |
Subscrever:
Mensagens (Atom)





























