quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012
terça-feira, 21 de fevereiro de 2012
Master Class de Fotografia com João de Castro no Museu Arqueológico do Carmo
Master Class / Workshops de Fotografia, Desenho e Pintura
Acções de formação integradas no projecto cultural The World of Candor, a decorrer ao longo da sua itinerância por Lisboa, Coimbra, Porto, Beja, Silves, Madeira e Açores, em parceria com escolas do ensino do 1º, 2º e 3º ciclos e para fotógrafos amadores e profissionais e o público em geral.
Março de 2012
Museu Arqueológico do Carmo
Largo do Carmo, Chiado, Lisboa
Para mais informações: www.theworldofcandor.blogspot.com
-Fotografia com João de Castro – Para fotógrafos amadores e profissionais.
Master Class
“O Retrato - Representação Perceptiva”
Aula teórica
23 de Março, 6ª feira das 19h00 às 22h00
Aula prática em estúdio e iluminação cénica com modelos feminino e masculino
24 de Março – 10h00 às 13h00 / 14h00 às 18h00
24 de Março – 10h00 às 13h00 / 14h00 às 18h00
Máximo de 8 participantes
Master Class de retrato enquanto percepção emocional e adjectiva, através da técnica e expressão de cada um, desenvolvida e consolidada por João de Castro. Captação fotográfica e impressão.
Equipamentos Sony α, Bowens, Interfit e Foba para experimentação.
Inscrições até dia 20 de Março – 250€ por participante
Master Class
“O Retratos de Corpo Inteiro”
Aula teórica
20 de Abril, 6ª feira, das 19h00 às 22h00
Aula prática em estúdio e iluminação cénica, com modelo feminino
21 de Abril, sábado, das10h00 às 13h00 / 14h00 às 18h00
Máximo de 8 participantes
Master Class à imagem do trabalho e sensibilidade de João de Castro, levando os formandos à expressão própria e percepção do retratado enquanto um todo singular e rompendo com as fronteiras entre o retrato e o nu. Captação fotográfica.
Equipamentos Sony α, Bowens, Interfit e Foba para experimentação.
Inscrições até dia 17 de Abril – 250€ por participante
-Fotografia com João de Castro – Aberto ao público em geral.
“Família em Fotografias”
Aula prática / teórica a 24 de Março
10h00 às 13h00 - turno da manhã / 15h00 às 18h00 - turno da tarde
Máximo de 5 grupos familiares por turno
Workshops para crianças e jovens até 14 anos acompanhados de familiar adulto. - Partilha e desenvolvimento familiar no contacto com a fotografia de uma forma livre, estimulante e conjunta. Desenvolvimento da percepção espacial e estética, numa perspectiva simultaneamente histórica e pessoal na expressão pessoal. Captação e impressão com equipamentos e consumíveis incluídos.
Cameras compactas e impressoras Sony α para experimentação.
Inscrições até dia 22 de Março – 50€ por grupo familiar de 2 pessoas
(+20€ por 1 participante extra, com um máximo de 4 por grupo familiar).
-Fotografia com João de Castro – Escolas, por marcação.
“Ver Coisas”
Por marcação das escolas
10h00 às 12h30 - turno da manhã / 14h30 às 17h00 - turno da tarde
Workshops para crianças do 1º ciclo – Prática com teoria, envolvidas numa busca das “coisas” e da fotografia através do olhar das crianças para o diversificado espólio do museu. Desenvolvimento da percepção espacial e estética, numa perspectiva da expressão pessoal. Captação e impressão com equipamentos e consumíveis incluídos.
Cameras compactas e impressoras Sony α para experimentação.
Inscrições por marcação. Até 25 participantes por turno - 5€ por participante.
.
“Fotograventar”
Por marcação das escolas
10h00 às 12h30 - turno da manhã / 14h30 às 17h00 - turno da tarde
Workshops para crianças do 2º ciclo – Prática com teoria, envolvidas na expressão pessoal através do diversificado espólio do museu e área urbana circundante. Desenvolvimento da percepção espacial e estética, numa perspectiva da expressão pessoal. Captação e impressão com equipamentos e consumíveis incluídos.
Inscrições por marcação. Até 25 participantes por turno - 5€ por participante.
2012 © Programas exclusivos e registados João de Castro
sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012
quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012
Ciclo de Conferências A Viagem e o Diário Gráfico - Museu Arqueológico do Carmo
É já na próxima 3ª feira, 14 de Fevereiro, às 18h30 que iniciamos o ciclo de conferências dedicado ao tema A Viagem e o Diário Gráfico.
O nosso primeiro conferencista é Tiago Cruz, Designer de comunicação, docente e investigador na área da cultura e comunicação visual, e que apresentará a seguinte comunicação "Do registo privado à esfera pública. O Diário Gráfico enquanto meio de expressão e comunicação visual”
Aqui fica um breve resumo do que podem ver e ouvir na próxima 3ªfeira.
Contamos com a vossa presença!!
Do registo privado à esfera pública. O Diário Gráfico enquanto meio de expressão e comunicação visual
Tiago Cruz
Palavras-chave
Comunicação Visual, Semiótica Social, Diário Gráfico, Cultura Visual, Desenho, Etnografia
Museu Arqueológico do Carmo
Largo do Carmo, 1200-092 Lisboa
213478629
Entrada Gratuita
Das 18h30 às 20h00
Aqui fica também o programa completo das próximas conferências:
O nosso primeiro conferencista é Tiago Cruz, Designer de comunicação, docente e investigador na área da cultura e comunicação visual, e que apresentará a seguinte comunicação "Do registo privado à esfera pública. O Diário Gráfico enquanto meio de expressão e comunicação visual”
Aqui fica um breve resumo do que podem ver e ouvir na próxima 3ªfeira.
Contamos com a vossa presença!!
Do registo privado à esfera pública. O Diário Gráfico enquanto meio de expressão e comunicação visual
Tiago Cruz
O Diário Gráfico, quando passa a fronteira que separa a esfera privada da esfera pública, surge não só como um importante e necessário meio de exploração de ideias e conceitos, mas também como um importante meio de comunicação e expressão visual. Juntamente com as alterações que se dão ao nível do seu uso, alteram-se significados fazendo com que o registo neste suporte seja encarado de forma bastante diferente. Numa perspectiva da semiótica social, a comunicação centra-se no Diário Gráfico enquanto recurso semiótico de comunicação, defendendo o seu valor documental enquanto suporte e meio de exploração e exposição de determinadas realidades e praticas sociais.
Mais do que um caderno de esboços ou de apontamentos, o Diário Gráfico pode assumir-se como um importante recurso semiótico ao serviço da documentação do real, quer numa perspectiva exploratória, quer expositiva, associado a um modo de ver particular de um autor. O Diário Gráfico assume-se assim enquanto meio de expressão e comunicação visual transportando consigo uma série de discursos semióticos que mexem directamente com a forma como o real é experienciado não só por parte do seu autor, como também por parte do seu leitor.
Comunicação Visual, Semiótica Social, Diário Gráfico, Cultura Visual, Desenho, Etnografia
Museu Arqueológico do Carmo
Largo do Carmo, 1200-092 Lisboa
213478629
Entrada Gratuita
Das 18h30 às 20h00
Aqui fica também o programa completo das próximas conferências:
28 Fevereiro – João Seixas – “A Viagem no quotidiano de Lisboa”
Professor universitário, consultor e ativista de projetos de revitalização de cidades e de dinâmicas urbanas (em Lisboa, Barcelona e Rio de Janeiro)
06 Março – Isabel Baraona – “Cadernos e Diários, as ficções dos artistas”
Artista Plástica e Professora na ESAD.CR
13 Março – João Jesus – “O Desenho de viagem. Cadernos de Procura Paciente”
Arquitecto, ilustrador e desenhador compulsivo (de confesso desamor aos próprios desenhos, mas de total entrega ao acto de desenhar)
20 Março – Filipe Leal de Faria – “Desenhar = viajar? Desenho do quotidiano e a arte de viajar”
Arquitecto, divulgador do desenho quotidiano, participou ou organizou livros, conferências e encontros subordinados ao tema
27 Março – Pedro Moura – “Pontes de encontro entre a Banda Desenhada e o Diário Gráfico”
Crítico e docente de ilustração e banda desenhada. Doutorando. Escreve em lerbd.blogspot.com
quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012
Carnaval no Museu Arqueológico do Carmo - Vêm Aí os Robots!!
Aqui ficam algumas informações sobre a "invasão de Robots" que tomará de assalto o Museu Arqueológico do Carmo durante o Carnaval. Não percam este acontecimento único!!
Museu Arqueológico do Carmo
Actividades Férias de Carnaval 2012:
Adivinha o que é?
18 de Fevereiro 2012 – Sábado
Nesta actividade através do contacto com as peças expositivas pretende-se apresentar os conceitos históricos do espaço do museológico, bem como uma divertida actividade onde se misturam jogos e enigmas, com imagens e informações úteis.
Recriando uma viagem onde os participantes encontram espaços mágicos, lugares desconhecidos e vivem aventuras onde não vão faltar desafios e brincadeiras.
“Adivinha o que é?”, é também um projecto, especialmente, vocacionado para mostrar, apresentar ao público uma das facetas pela qual passou o espaço que alberga actualmente o Museu Arqueológico do Carmo.
Informações úteis:
Público-alvo: Famílias
Data: 18 de Fevereiro 2012 das 15h00 às 17h00
Preço: 5€ ( 1 adulto + 1 criança)
Marcações/inscrições até 10 de Fevereiro 2012
Número mínimo de participantes: 4
Número máximo de participantes: 10
Vêm aí os Robots!
20 e 21 de Fevereiro 2012 – Segunda e Terça Feira
BIP!BIP! Neste Carnaval vamos ter uma invasão de robots no Museu do Carmo! Com fatos robóticos, linguagem binária e muitos bips vamos fazer uma viagem especial à colecção do Museu! Como será que um robot se mexe num museu? E será que vê o mesmo que nós? Atreve-te a vestir a “pele” de um robot e ver as coisas de forma diferente! BIP!BIP!
Informações úteis:
Faixa etária: 7 aos 10 anos
21 de Fevereiro 2012 das 10h às 13h (12h30 chegada dos pais para visita guiada dos “robots”)
Preços: 15€ (Dia inteiro; almoço e lanche incluídos)
7€ (Manhã; lanche incluído)
Marcações/inscrições até 10 de Fevereiro 2012
Número mínimo de participantes: 4
Número máximo de participantes: 10
O Museu reserva-se o direito de recolher imagens para uso interno do programa e para efeitos de divulgação.
A programação pode ser alterada.
Contactos:
Museu Arqueológico do Carmo
Largo do Carmo
1200-092 Lisboa
Tel. 21 347 86 29 / 93 255 96 24
terça-feira, 17 de janeiro de 2012
segunda-feira, 9 de janeiro de 2012
Ciclo de Conferências A Viagem e o Diário Gráfico - Museu Arqueológico do Carmo
![]() |
| Desenho de Eduardo Salavisa - Naves das Ruínas do Carmo |
No seguimento das sessões de desenho que se realizaram durante os meses de Setembro, Outubro e Novembro de 2011, temos o prazer de anunciar o Ciclo de Conferências A Viagem e o Diário Gráfico. Desta feita propomos seis conferências em torno da temática do Diário Gráfico e da sua estreita ligação ao acto de viajar.
Organizado pelo Museu Arqueológico do Carmo e Eduardo Salavisa, este ciclo decorrerá durante os meses de Fevereiro e Março 2012, no Museu, às Terças-feiras, das 18h30 às 20h00, com Entrada Gratuita.
Aqui ficam as datas:
Conferências A Viagem e o Diário Gráfico
14 Fevereiro – Tiago Cruz – “Do registo privado à esfera pública. O Diário Gráfico enquanto meio de expressão e comunicação visual”
28 Fevereiro – João Seixas – “A Viagem no quotidiano de Lisboa”
06 Março – Isabel Baraona – “Cadernos e Diários, as ficções dos artistas”
13 Março – João Jesus – “O Desenho de viagem. Cadernos de Procura Paciente”
20 Março – Filipe Leal de Faria – “Desenhar = viajar? Desenho do quotidiano e a arte de viajar”
Arquitecto, divulgador do desenho quotidiano, participou ou organizou livros, conferências e encontros subordinados ao tema.27 Março – Pedro Moura – “Pontes de encontro entre a Banda Desenhada e o Diário Gráfico”
Crítico e docente de ilustração e banda desenhada. Doutorando. Escreve em lerbd.blogspot.com.
Contamos com a vossa presença!
Informações:
Museu Arqueológico do Carmo
Largo do Carmo
1200-092 Lisboa
21 347 86 29/ 93 255 96 24
blogue: www.seducativomac.blogspot.com
Subscrever:
Mensagens (Atom)


.jpg)


