segunda-feira, 19 de março de 2012

Ciclo de Conferências A Viagem e o Diário Gráfico - Filipe Leal de Faria "Desenhar=viajar?. Desenho do quotidiano e a arte de viajar - Museu Arqueológico do Carmo

   É já amanhã, 20 de Março de 2012, que iremos apresentar mais uma conferência inserida no ciclo A Viagem e o Diário Gráfico.

  Desta feita contamos com a presença de Filipe Leal de Faria, Arquitecto, divulgador do desenho quotidiano, que participa e organiza livros, conferências e encontros subordinados ao tema, e que nos vem falar sobre "Desenhar=viajar? Desenho do quotidiano e a arte de viajar."
  A conferência tem início às 18h30 no Museu Arqueológico do Carmo. A Entrada é gratuita.
  
 Contamos com a vossa presença!




Próxima Conferência:



27 Março – Pedro Moura – “Pontes de encontro entre a Banda Desenhada e o Diário Gráfico”
Crítico e docente de ilustração e banda desenhada. Doutorando. Escreve em lerbd.blogspot.com.



sexta-feira, 9 de março de 2012

A Viagem e o Diário Gráfico - Conferência de João Jesus "O Desenho de viagem. Cadernos de Procura Paciente." - Museu Arqueológico do Carmo

      Na próxima 3ª feira, 13 de Março de 2012, iremos receber João Jesus, arquitecto, ilustrador e desenhador compulsivo, cuja conferência incidirá sobre "O Desenho de viagem. Cadernos de Procura Paciente." Inserida no Ciclo de Conferências A Viagem e o Diário Gráfico, organizado pelo Museu Arqueológico do Carmo e Eduardo Salavisa, tem início às 18h30 com entrada gratuita.


Aqui fica uma breve sinopse da conferência:



13 Março, 18h30 – João Jesus – “O Desenho de viagem. Cadernos de Procura Paciente”

Arquitecto, ilustrador e desenhador compulsivo (de confesso desamor aos próprios desenhos, mas de total entrega ao acto de desenhar)



Encontrando paralelo na história da viagem, o "desenho em viagem" surge como uma ferramenta importante de registo e também como forma de pensamento. Alguns personagens se salientam, muitas vezes sem ligação aparente, mas de alguma forma convergindo na vontade de tocar, ainda que tangencialmente, a paisagem cultural da sua época.
Deambular, viajar pelo espaço natural ou construído e observá-lo, é assim um must profissional que os artistas aceitam em favor da inspiração e eloquência, como forma de meditação e de conquista da memória. Desenha-se por necessidade, vício e prazer; pelo desejo da viagem catártica de Le Corbusier, como agente de mestiçagem tal como Alvar Aalto, ou fruto da emoção transbordante dos desenhos de Siza.
Procurou-se também, e de forma individual, legitimar o desenho de viagem como veículo de aprendizagem. E que melhor forma de o fazer senão desenhando...

Contamos com a vossa presença!

Próximas conferências:

20 Março – Filipe Leal de Faria – “Desenhar = viajar? Desenho do quotidiano e a arte de viajar”
Arquitecto, divulgador do desenho quotidiano, participou ou organizou livros, conferências e encontros subordinados ao tema
27 Março – Pedro Moura – “Pontes de encontro entre a Banda Desenhada e o Diário Gráfico”
Crítico e docente de ilustração e banda desenhada. Doutorando. Escreve em lerbd.blogspot.com

quarta-feira, 7 de março de 2012

Programação Férias Páscoa 2012 - Museu Arqueológico do Carmo



Actividades Férias de Páscoa 2012:

Sem Ovos não se fazem Panquecas!

         Com os ovos podem fazer-se muitas coisas: omeletes, bolos, sobremesas…E já pensaste que podes ver ovos por todo o lado? Na forma do rosto do teu amigo de infância? Nas personagens de alguns contos de encantar? Nas obras de arte?
         Nesta Páscoa vamos andar à volta do Ovo! Junta-te à nossa equipa e vem descobrir as mil e uma coisas que se podem fazer a partir do Ovo!


Dia 2 de Abril: ”O AUTO-RETRATO: O nosso rosto tem forma de ovo”
Dia 3 de Abril: “HUMPTY-DUMPTY NO PAIS DAS MARAVILHAS”
Dia 4 de Abril:O OVO DO DRAGÃO!”
Dia 5 de Abril:ESCULTURAS DE OVOS”


Informações úteis:
Faixa etária: 6 aos 10 anos
Datas: 2, 3, 4 e 5 de Abril das 10h00 às 17h30
Preços: 15€ por dia (Dia inteiro; almoço e lanche incluídos)        
O Museu reserva-se o direito de recolher imagens para uso interno do programa e para efeitos de divulgação.
A programação pode ser alterada.

Contactos:
Museu Arqueológico do Carmo
Largo do Carmo
1200-092 Lisboa
Tel. 21 347 86 29

segunda-feira, 5 de março de 2012

A Viagem e o Diário Gráfico - Ciclo de Conferências - Isabel Baraona "Cadernos e Diários, as ficções dos artistas."

     É já amanhã, 6 de Março de 2012, que daremos continuidade ao ciclo de conferências A Viagem e o Diário Gráfico. 
Desta feita temos o prazer de receber Isabel Baraona com a conferência "Cadernos e Diários, as ficções dos artistas." 
Das 18h30 às 20h00 no Museu Arqueológico do Carmo, entrada gratuita.
Aqui fica a sinopse da conferência.



Isabel Baraona – “Cadernos e Diários, as ficções dos artistas”

Artista Plástica e Professora na ESAD.CR

Sinopse: Sendo o tema desta breve apresentação “cadernos e diários, as ficções dos artistas” vamos abordar 3 projectos diferentes de Sophie Calle que nos conta histórias verdadeiras sobre experiências vividas em New York, o percurso que a levou ao Japão e a Lourdes.
Para cada projecto artístico concebido, Sophie Calle publica uma pequena e luxuosa edição em colaboração com a Editora Actes-Sud. É difícil classificar estes objectos: são diários ficcionais, simulacros de cadernos, repositórios da memória de acções e performances ou arquivo ? Sabemos que este objectos gráficos não são um catálogo no sentido tradicional do termo e, podemos afirmar que são simultaneamente parte integrante e objecto autónomo. Ou seja, são livros que têm e “fazem” sentido fora do contexto convencional das exposições institucionais. 

Contamos com a vossa presença!

Próximas Conferências:
13 Março – João Jesus – “O Desenho de viagem. Cadernos de Procura Paciente”
Arquitecto, ilustrador e desenhador compulsivo (de confesso desamor aos próprios desenhos, mas de total entrega ao acto de desenhar)

20 Março – Filipe Leal de Faria – “Desenhar = viajar? Desenho do quotidiano e a arte de viajar”
Arquitecto, divulgador do desenho quotidiano, participou ou organizou livros, conferências e encontros subordinados ao tema

27 Março – Pedro Moura – “Pontes de encontro entre a Banda Desenhada e o Diário Gráfico”
Crítico e docente de ilustração e banda desenhada. Doutorando. Escreve em lerbd.blogspot.com

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Conferência de João Seixas "A Viagem no Quotidiano de Lisboa" - Ciclo A Viagem e o Diário Gráfico, Museu Arqueológico do Carmo

É já na próxima 3ª feira, 28 de Fevereiro 2012, que decorrerá a segunda conferência do Ciclo A Viagem e o Diário Gráfico, no Museu Arqueológico do Carmo, pelas 18h30.
João Seixas, professor universitário, consultor a activista de projectos de revitalização de cidades e dinâmicas urbanas (em Lisboa, Barcelona e Rio de Janeiro), será o nosso conferencista desta semana e irá falar-nos sobre "A Viagem no Quotidiano de Lisboa".

Aqui fica uma breve sinopse:


A Viagem no Quotidiano de Lisboa
João Seixas


"Viajamos para conhecer a nossa própria geografia. Um aforismo que parece óbvio quando viajamos para partidas distantes, lugares distintos das nossas paisagens diárias. Longe, reflectimos. Mas não será igualmente relevante empreender a busca das nossas paisagens exteriores e interiores, nos nossos quotidianos? Quotidianos construídos, em parte e em viagem, por nós próprios. E perto, reflectimos? Re-conhecimento. Um re-conhecimento a construír em conjunto com os nossos lugares, com os nossos habitats, com a nossa cidade. Ou, como muito bem lembrou o lisboetíssimo José Cardoso Pires, “ninguém poderá conhecer uma cidade se não a souber interrogar, interrogando-se a si mesmo”.
Lisboa, tal como nós, e como se sabe, tem muito que se lhe diga. E muito que dizer. E o que é Lisboa, hoje? Entre centros e periferias, entre compassos e descompassos, entre encontros e desencontros; Lisboa é um ser vivo fascinante, altamente complexo, uma heteronímia infinita, uma enorme cidade de cidades. Um genoma urbano, em que – como cantou Sérgio Godinho – anda tudo ligado. Procuremos, então, fazer pontes. Entre humano e urbano. E olhar, de forma mais atenta, para as nossas paisagens diárias e suas mutações, sem ansiedades pós-modernas nem arreigues a passados parados. Para uma cumplicidade activa. A arte quotidiana do diário gráfico é instrumento excelente para tal activação."

A entrada é gratuita e não é necessária inscrição prévia.
Esperamos poder contar com a vossa presença!


Próximas Conferências:



06 Março – Isabel Baraona – “Cadernos e Diários, as ficções dos artistas”
Artista Plástica e Professora na ESAD.CR

13 Março – João Jesus – “O Desenho de viagem. Cadernos de Procura Paciente”
Arquitecto, ilustrador e desenhador compulsivo (de confesso desamor aos próprios desenhos, mas de total entrega ao acto de desenhar)

20 Março – Filipe Leal de Faria – “Desenhar = viajar? Desenho do quotidiano e a arte de viajar”
Arquitecto, divulgador do desenho quotidiano, participou ou organizou livros, conferências e encontros subordinados ao tema

27 Março – Pedro Moura – “Pontes de encontro entre a Banda Desenhada e o Diário Gráfico”
Crítico e docente de ilustração e banda desenhada. Doutorando. Escreve em lerbd.blogspot.com