Alguns amigos vieram-nos visitar hoje para experimentar como se sente um artista quando cria o seu auto-retrato!
Aqui ficam as imagens destas verdadeiras obras de arte:
quarta-feira, 28 de março de 2012
terça-feira, 27 de março de 2012
Podem desde já efectuar a vossa inscrição!
Para tal, acedam ao seguinte link: http://www.terrafirme.com.pt/educacao-patrimonial/formacoes/educacao-e-psicologia/educacao/
sexta-feira, 23 de março de 2012
Ciclo de Conferências A Viagem e o Diário Gráfico: Pedro Moura "Pontes de encontro entre a banda desenhada e o diário gráfico" - Museu Arqueológico do Carmo
Na próxima 3ª feira, 27 de março de 2012, iremos receber, para aquela que será a última conferência da I parte deste ciclo, Pedro Moura, crítico e docente de ilustração e banda desenhada, doutorando,escreve em lerbd.blogspot.com, que nos irá falar sobre as "Pontes de encontro entre a Banda Desenhada e o Diário Gráfico".
Às 18h30 no Museu Arqueológico do Carmo, entrada gratuita.
Aqui fica uma breve sinopse da conferência:
Pedro Moura
"Pontes de encontro entre a banda desenhada e o diário gráfico".
"Esta apresentação visa procurar entender os pontos de encontro e de divergência entre estas duas áreas, acreditando que o estudo das mesmas poderá iluminar ambas de uma forma mútua. Menos do que uma apresentação histórica ou sistemática, e imitando o modo de criação dos diários gráficos, procurar-se-á um passeio livre por entre os vários elementos que compõem estas disciplinas, deixando em aberto várias questões, para as quais o público estará desde logo convidado a discutir".
Contamos com a vossa presença!!
O Ciclo de Conferências A Viagem e o Diário Gráfico, organizado pelo Museu Arqueológico do Carmo e Eduardo Salavisa, terá uma II parte com novas conferências a partir de Maio 2012, sempre às 3ªs feiras, pelas 18h30, no Museu Arqueológico do Carmo. Em breve divulgaremos as datas e os conferencistas!
Mas, e para não perderem o hábito de nos visitar deixamos aqui as datas do Ciclo de Conferências No Carmo à Conversa com a Arte, às 5ªs feiras, a partir das 18h30, no Museu Arqueológico do Carmo. Entrada Gratuita.
Teresa Leonor Vale
12 de Abril - A estátua de S. João Nepomuceno e outras obras de João António Bellini de Pádua, no acervo do Museu Arqueológico do Carmo
Paulo Almeida Fernandes
13 de Abril - Quando os extremos se tocam. Influências orientais na produção
artística moçárabe de Lisboa
artística moçárabe de Lisboa
Mário Varela Gomes
19 de Abril – A estatueta ? do Castro Vila Nova de S. Pedro
Nuno Vassalo e Silva
23 de Abril - A estela do Museu do Carmo e o colecionismo de arte indiana, em Portugal no século XVI
quarta-feira, 21 de março de 2012
segunda-feira, 19 de março de 2012
Ciclo de Conferências A Viagem e o Diário Gráfico - Filipe Leal de Faria "Desenhar=viajar?. Desenho do quotidiano e a arte de viajar - Museu Arqueológico do Carmo
É já amanhã, 20 de Março de 2012, que iremos apresentar mais uma conferência inserida no ciclo A Viagem e o Diário Gráfico.
Desta feita contamos com a presença de Filipe Leal de Faria, Arquitecto, divulgador do desenho quotidiano, que participa e organiza livros, conferências e encontros subordinados ao tema, e que nos vem falar sobre "Desenhar=viajar? Desenho do quotidiano e a arte de viajar."
A conferência tem início às 18h30 no Museu Arqueológico do Carmo. A Entrada é gratuita.
Contamos com a vossa presença!
Próxima Conferência:
27 Março – Pedro Moura – “Pontes de encontro entre a Banda Desenhada e o Diário Gráfico”
Crítico e docente de ilustração e banda desenhada. Doutorando. Escreve em lerbd.blogspot.com.
sexta-feira, 9 de março de 2012
A Viagem e o Diário Gráfico - Conferência de João Jesus "O Desenho de viagem. Cadernos de Procura Paciente." - Museu Arqueológico do Carmo
Na próxima 3ª feira, 13 de Março de 2012, iremos receber João Jesus, arquitecto, ilustrador e desenhador compulsivo, cuja conferência incidirá sobre "O Desenho de viagem. Cadernos de Procura Paciente." Inserida no Ciclo de Conferências A Viagem e o Diário Gráfico, organizado pelo Museu Arqueológico do Carmo e Eduardo Salavisa, tem início às 18h30 com entrada gratuita.
Aqui fica uma breve sinopse da conferência:
Aqui fica uma breve sinopse da conferência:
13 Março, 18h30 – João Jesus – “O Desenho de viagem. Cadernos de Procura Paciente”
Arquitecto, ilustrador e desenhador compulsivo (de confesso desamor aos próprios desenhos, mas de total entrega ao acto de desenhar)
Encontrando paralelo na história da viagem, o "desenho em viagem" surge como uma ferramenta importante de registo e também como forma de pensamento. Alguns personagens se salientam, muitas vezes sem ligação aparente, mas de alguma forma convergindo na vontade de tocar, ainda que tangencialmente, a paisagem cultural da sua época.
Deambular, viajar pelo espaço natural ou construído e observá-lo, é assim um must profissional que os artistas aceitam em favor da inspiração e eloquência, como forma de meditação e de conquista da memória. Desenha-se por necessidade, vício e prazer; pelo desejo da viagem catártica de Le Corbusier, como agente de mestiçagem tal como Alvar Aalto, ou fruto da emoção transbordante dos desenhos de Siza.
Procurou-se também, e de forma individual, legitimar o desenho de viagem como veículo de aprendizagem. E que melhor forma de o fazer senão desenhando...
Contamos com a vossa presença!
Próximas conferências:
20 Março – Filipe Leal de Faria – “Desenhar = viajar? Desenho do quotidiano e a arte de viajar”
Arquitecto, divulgador do desenho quotidiano, participou ou organizou livros, conferências e encontros subordinados ao tema
27 Março – Pedro Moura – “Pontes de encontro entre a Banda Desenhada e o Diário Gráfico”
Crítico e docente de ilustração e banda desenhada. Doutorando. Escreve em lerbd.blogspot.com
quarta-feira, 7 de março de 2012
Programação Férias Páscoa 2012 - Museu Arqueológico do Carmo
Actividades Férias de Páscoa 2012:
Sem Ovos não se fazem Panquecas!
Com os ovos podem fazer-se muitas coisas: omeletes, bolos, sobremesas…E já pensaste que podes ver ovos por todo o lado? Na forma do rosto do teu amigo de infância? Nas personagens de alguns contos de encantar? Nas obras de arte?
Nesta Páscoa vamos andar à volta do Ovo! Junta-te à nossa equipa e vem descobrir as mil e uma coisas que se podem fazer a partir do Ovo!
Dia 2 de Abril: ”O AUTO-RETRATO: O nosso rosto tem forma de ovo”
Dia 3 de Abril: “HUMPTY-DUMPTY NO PAIS DAS MARAVILHAS”
Dia 4 de Abril: “O OVO DO DRAGÃO!”
Dia 5 de Abril: “ESCULTURAS DE OVOS”
Informações úteis:
Faixa etária: 6 aos 10 anos
Datas: 2, 3, 4 e 5 de Abril das 10h00 às 17h30
Preços: 15€ por dia (Dia inteiro; almoço e lanche incluídos)
O Museu reserva-se o direito de recolher imagens para uso interno do programa e para efeitos de divulgação.
A programação pode ser alterada.
Contactos:
Museu Arqueológico do Carmo
Largo do Carmo
1200-092 Lisboa
Tel. 21 347 86 29
Subscrever:
Mensagens (Atom)





