terça-feira, 3 de julho de 2012

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Workshop de modelação em barro com Rogério Timóteo - Museu Arqueológico do Carmo

         No próximo Sábado, 30 de Junho às 16h00, irá realizar-se o último workshop de modelação em barro orientado pelo artista Rogério Timóteo. Inseridos na exposição "O Sagrado e o Profano", que estará patente até 4 de Julho, estes workshops têm sido um sucesso!!
         Aqui ficam algumas imagens para vos abrir o apetite! 
         O workshop é gratuito mediante o pagamento da entrada no Museu. 

         Apareçam!!






quarta-feira, 27 de junho de 2012

Concerto da Orquestra Sinfónica Juvenil no Museu Arqueológico do Carmo

        Este Sábado, 30 de Junho 2012, iremos receber no Museu Arqueológico do Carmo para um concerto a Orquestra Sinfónica Juvenil sob a direcção de Christopher Bochmann


        É às 21h30 com entrada gratuita.


Aqui fica o programa do concerto:


PROGRAMA


BEETHOVEN, Ludwig van (1770-1827): Sinfonia n.º 7 em lá maior, Op.92 - Poco sostenuto; Allegretto
MOZART, Wolfgang Amadeus (1756-1791): Concerto n.º 5, Lá Maior, Kv.219 - Allegro aperto
REINECHE, Carl (1824-1910): Concerto para Flauta, Ré Maior, Op. 283 - Allegro moderato
BEETHOVEN, Ludwig van (1770-1827): Sinfonia n.º 7, em lá menor, Op. 92 - Presto; Allegro com brio


Orquestra Sinfónica Juvenil

Solistas: 
Bruno Sousa (violino) - Tiago Canto (flauta)

Direcção: Christopher Bochmann


Contamos com a vossa presença!

terça-feira, 26 de junho de 2012

Actividades de Verão no Museu do Carmo

Aqui ficam algumas imagens das actividades de Verão que estão a decorrer no Museu Arqueológico do Carmo. Tivemos os nossos amigos de volta para experimentar coisas novas e o entusiasmo foi contagiante!





sábado, 23 de junho de 2012

Ciclo de Conferências A Viagem e o Diário Gráfico - José Louro "O Desenho gestual no Diário Gráfico. Estudos de casos" - Museu Arqueológico do Carmo

         Na próxima 3ª feira, 26 de Junho, iremos receber para a última conferência do Ciclo A Viagem e o Diário Gráfico José Louro, Licenciado em Design Industrial, Mestre em Desenho, professor, formador e designer, que nos irá falar sobre "O Desenho gestual no Diário Gráfico. Estudos de casos."
         Às 18h30 no Museu Arqueológico do Carmo. Entrada gratuita.
         Aqui fica uma breve sinopse da comunicação:


« A palestra incidirá, de modo genérico, sobre um tipo de desenho que é utilizado como forma inicial de abordagem ao motivo - o desenho de expressão gestual. Sendo um desenho que tenta captar rapidamente a essência do objecto a nível das suas principais qualidades formais (de conteúdo) e expressivas (de significado), é amplamente reconhecido como processo de sintese gráfica vocacionado para o desenho de viagem ou do quotidiano. Tentar-se-à estabelecer as origens deste tipo de procedimento gráfico, e o modo como evoluiu até à actualidade, através do exemplo de autores renascentistas e contemporâneos.» José Louro


         Contamos com a vossa presença!

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Workshop de Modelação de barro com Rogério Timóteo - Exposição de Escultura "O Sagrado e o Profano" no Museu Arqueológico do Carmo

       É já neste Sábado, 23 de Junho 2012, às 16h00 que terá lugar mais um Workshop de modelação em barro orientado pelo artista Rogério Timóteo. Estes workshops integrados na exposição de escultura O Sagrado e o Profano, que estará patente no Museu Arqueológico do Carmo até 4 de Julho 2012, visam dar a conhecer parte do processo artístico de Rogério Timóteo.
      Haverá também uma mesa com barro à disposição para todos os que se queiram aventurar a pôr as mãos na massa! Pequenos e graúdos!
      O workshop é gratuito mediante o pagamento da entrada no Museu. Não é necessária marcação prévia.
      Contamos com a vossa presença!

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Ciclo de Conferências A Viagem e o Diário Gráfico - Eduardo Côrte-Real "Desenho em viagem, ver como humano" - Museu Arqueológico do Carmo

       Na próxima 3ª feira, 19 de Junho 2012, damos continuidade ao nosso ciclo de conferências A Viagem e o Diário Gráfico com a presença de Eduardo Côrte-Real que nos irá apresentar a comunicação "Desenho em viagem, ver como humano".
         Às 18h30 no Museu Arqueológico do Carmo. Entrada gratuita.


Eduardo Côrte-Real (b. 1961 in Mafra, Portugal), licenciado em Arquitectura em 1984. Concluiu o seu doutoramento em Comunicação Visual em Arquitectura em 1999 depois de períodos de estágio em Inglaterra e Itália. 
Em 2001 publicou o livro O Triunfo da Vir­tude, As Origens do Desenho Arquitectónico onde desenvolve a ideia que o conceito de Virtude migrou do domínio Ético para o estético através do Desenho.
Trabalha desde 1999 no IADE, Instituto de Artes Visuais, Design e Marketing onde é Prof. Associado, presidente do conselho científico, investigador da UNIDCOM, coordenador do mestrado em Design e Cultura Visual e coordenará o futuro programa de doutoramento em Design. Foi membro eleito do Council da Design Research Society em 2005/2006 e desde 2003 a 2010 international correspondant member for Portugal.
Em 2009 recebeu o prémio João Branco de investigação em Design da Universidade de Aveiro com um projecto financiado pela FCT sobre Design e Cultura Visual na segunda metade do séc. XX em Portugal. É editor em chefe do Jounal On-Line “The (radical) Designist”, ThRaD, www.iade.pt/designist. Publicou numerosos artigos em revistas nacionais e internacionais e foi orador convidado e seleccionado em várias conferências internacionais e nacionais. Publicou recentemente os livros "The Smooth Guide to Travel Drawing" e “The Triumph of Design”. Mantém o blog "the smooth blog to travel drawing".

Aqui fica uma breve sinopse da conferência:

       Nesta conferência, originalmente apresentada na universidade de Lincoln, falar-se-á em alguns autores e nos seus desenhos de viagem: Villard d’Honnencour, Francisco D’ Hollanda e Vincenzo Scamozzi, Le Corbusier, Alvaro Siza Vieira e finalmente na experiência do autor.
O argumento principal é que no edifício constituído por todas as formas de desenhar, a essência do desenho se encontra no desenho feito em viagem.


Contamos com a vossa presença!

Próximas Conferências:

26 Junho  -  José Louro – “O Desenho gestual no Diário Gráfico. Estudos de casos.”