quarta-feira, 24 de outubro de 2012

A Viagem e o Diário Gráfico 2 - Sessão com Rita Cortez Pinto no Museu Arqueológico do Carmo

         Continuamos, então, com as nossas sessões de desenho inseridas no 2º Ciclo A Viagem e o Diário Gráfico.
         Este Sábado, 27 de Outubro, contamos com a presença de Rita Cortez Pinto que irá orientar a sessão Mapas de desenhos viajantes, das 10 às 13h no Museu Arqueológico do Carmo.

Aqui fica um resumo da sessão e o material necessário a trazer pelos participantes.
Apareçam!



Rita Cortez Pinto - Mapa de desenhos viajantes

Nesta sessão vamos experimentar uma série de técnicas de manipulação de cadernos como o recorte, colagem, impressão e pop-up. Vamos, numa primeira fase, conhecer e falar de uma série de artistas, ilustradores e escritores que pensam e trabalham a ideia de viagem e diário, com diferentes exemplos de viagens, registos e formatos do objecto diário.

Na segunda parte do workshop é proposto ao grupo uma espécie de jogo do desenho que nos vai ajudar a registar de formas diferentes as impressões que vamos tendo de um lugar pré-definido. Os participantes recebem um conjunto de pistas e estímulos; um percurso/viagem e um caderno que vai recebendo registos, resultados e respostas. Cada pista promove uma forma diferente de encarar o desenho, uma maneira de observar e/ou uma técnica de manipulação do caderno. No final obtemos um livro/mapa de desenho da viagem que fizemos no lugar que visitámos.
Técnicas: Desenho, recorte, colagem, pop up.
Rita Cortez Pinto (Lisboa, 1977)
Desenhadora de várias formas e feitios, o trabalho de Rita Cortez Pinto cruza vários universos que têm sempre em comum o mundo do Desenho. Movimenta-se entre as artes plásticas, a ilustração, e também o trabalho criativo com crianças.
Tem formação superior em Arquitectura de Design pela Faculdade de Arquitectura de Lisboa e o Curso Avançado de Artes plásticas pelo ArCo, Expõe regularmente desde 1999 e colabora desde 2003 em diferentes instituições museológicas e projectos individuais na área da educação artística para crianças.
 
Material necessário (a trazer pelos participantes):
1 folha de papel de desenho de aprox. 200gr de 65/70x50 cm
Caneta preta
Vários tipos de riscadores de diferentes cores
Tesoura
Cola stick
Fita cola
Até Sábado!

Programa completo do Ciclo aqui
 
Contactos:
Museu Arqueológico do Carmo
Largo do Carmo, 1200-092 Lisboa
21 347 86 29

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

A Viagem e o Diário Gráfico 2 - sessão com Mónica Cid no Museu Arqueológico do Carmo

       É já neste Sábado, 20 de Outubro 2012, que iniciamos o 2º ciclo de sessões de desenho sob o tema A Viagem e o Diário Gráfico com a presença de Mónica Cid.
      A sessão tem início às 10h no Museu Arqueológico do Carmo.

      Aqui fica uma breve sinopse da sessão e um desenho da Mónica para vos aguçar o apetite!



“Do geral para o particular, o espírito da curiosidade e o desenho”
Proponho iniciar este segundo ciclo sobre “A viagem e o diário gráfico” na Igreja do Convento de Nossa Senhora do Vencimento do Monte do Carmo com um olhar atento e curioso para nos familiarizarmos com a mesma e melhor compreender, primeiro, como a Igreja se insere no contexto arquitectónico e urbanístico do espaço do Chiado em Lisboa e segundo a estrutura arquitectónica da mesma. A sessão de 3 horas subdivide-se numa breve palestra com recurso a imagens e na prática do desenho sob a orientação da formadora.


Mónica Cid (1973, Lisboa)
Licenciada em Arquitectura pela Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de
Lisboa e Mestre em Belas Artes pela Universidade de Newcastle em Inglaterra. Dedica-se à
prática do desenho e criação artística, bem como ao ensino, lecionando na Sociedade
Nacional de Belas Artes, em Lisboa.

Material necessário a trazer pelos participantes:

Caderno, caneta e/ou lápis, aguarelas e um pincel, recipiente para água e papel absorvente.

Podem consultar o programa completo aqui

Até Sábado!

Contactos:
Museu Arqueológico do Carmo
Largo do Carmo, 1200-092 Lisboa
21 347 86 29
 
Iniciativa integrada na
 




quarta-feira, 10 de outubro de 2012

As Mil e Uma Artes da Índia - Museu Arqueológico do Carmo/Comunidade Hindu de Portugal


      O Museu Arqueológico do Carmo em parceria com a Comunidade Hindu de Portugal vão levar a cabo um conjunto de actividades que pretendem reforçar os laços entre as duas comunidades e dar a conhecer a cultura e artes da Índia. 
      A partir desta ligação e tendo como ponto de partida a Estela Hindu, obra pertencente à colecção do Museu, nasceu o projecto cultural As Mil e Uma Artes da Índia, que decorrerá durante os meses de Outubro, Novembro e Dezembro de 2012.
Repleto de actividades destinadas aos mais variados públicos, que podem consultar em mais detalhe no cartaz abaixo, este projecto será apresentado ao público na próxima 3ª feira, 16 de Outubro, pelas 18h30 no Museu Arqueológico do Carmo. A entrada é gratuita.

Contamos com a vossa presença!





segunda-feira, 17 de setembro de 2012

A Viagem e o Diário Gráfico 2 - Novo Ciclo de Sessões de Desenho no Museu Arqueológico do Carmo


     Após o sucesso do primeiro ciclo de sessões de desenho que teve lugar em finais de 2011, o Museu tem o prazer de anunciar a realização de um novo ciclo, organizado por Eduardo Salavisa e pelo Serviço Educativo do Museu, que decorrerá durante os meses de Outubro e Novembro 2012.
    Sempre aos Sábados, das 10 às 13h.
    O custo de cada sessão é de 15€ ( oferta de uma sessão na inscrição das 6) e as inscrições deverão ser feitas através do email: servicoeducativo@museuarqueologicodocarmo.pt
Aqui fica o cartaz com informação mais detalhada.

Contamos com a vossa presença!

 
Iniciativa integrada no âmbito da
 


quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Estamos de volta!
E temos novidades...novas actividades para grandes e pequenos!
Em breve revelamos tudo.

Mas por enquanto aqui ficam algumas imagens do nosso Verão!!







terça-feira, 3 de julho de 2012

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Workshop de modelação em barro com Rogério Timóteo - Museu Arqueológico do Carmo

         No próximo Sábado, 30 de Junho às 16h00, irá realizar-se o último workshop de modelação em barro orientado pelo artista Rogério Timóteo. Inseridos na exposição "O Sagrado e o Profano", que estará patente até 4 de Julho, estes workshops têm sido um sucesso!!
         Aqui ficam algumas imagens para vos abrir o apetite! 
         O workshop é gratuito mediante o pagamento da entrada no Museu. 

         Apareçam!!