quinta-feira, 8 de novembro de 2012
quarta-feira, 7 de novembro de 2012
Sessão de Desenho com Rosário Félix - A Viagem e o Diário Gráfico no Museu Arqueológico do Carmo
No próximo Sábado, 10 de Novembro, decorre mais uma sessão de desenho inserida no Ciclo A Viagem e o Diário Gráfico. Desta feita contamos com a presença e orientação de Rosário Félix que nos levará numa "Viagem ao Teatro Nacional de S. Carlos".
A sessão tem início e ponto de encontro marcado no Museu Arqueológico do Carmo, às 10h!
Aqui fica alguma informação para tornar a vossa "viagem" ainda mais apetecível!
![]() |
| Desenho de Rosário Félix |
Deambular pelo teatro, explorar esse espaço através da linha de um desenho, com caneta, grafite ou pincel! O que vemos, o que está na nossa memória ou os sons que imaginamos (desenhar o indesenhável)!
Curiculum
Nasceu
em 1950 e vive em Lisboa.
Tem a licenciatura em Artes Plásticas
(Pintura) pela FBAUL.
Foi Professora de Artes no Ensino Secundário .
Coordena o blogue http://dequemeservemosolhos.blogspot.pt/
Colabora no blogue
urbansketchers-portugal.blogspot.pt
Material a trazer pelos participantes:
- canetas de 3 cores diferentes (finas e grossas);
- lápis e grafite 4B;
- aguarelas, pincéis (grosso e fino) recipiente para água, papel absorvente;
Programa completo do ciclo aqui
Até Sábado!
Contactos:
Museu Arqueológico do Carmo
Largo do Carmo, 1200-092 Lisboa
21 347 86 29
Iniciativa integrada no âmbito da
terça-feira, 30 de outubro de 2012
A Viagem e o Diário Gráfico - Sessão com Margarida Boto no Museu Arqueológico do Carmo
É já neste Sábado, 3 de Novembro 2012, que temos o prazer de receber mais uma formadora neste 2.º Ciclo de Sessões de Desenho sob o tema A Viagem e o Diário Gráfico.
Desta feita contamos com a presença de Margarida Boto que irá orientar a sessão Será que sei desenhar?.
Das 10h às 13h, no Museu Arqueológico do Carmo.
Desta feita contamos com a presença de Margarida Boto que irá orientar a sessão Será que sei desenhar?.
Das 10h às 13h, no Museu Arqueológico do Carmo.
![]() |
| Desenho de Margarida Boto |
Chamo-me
Margarida, nasci no ano de 1963 e sou Educadora de Infância.
As Artes Plásticas
e a Música sempre fizeram parte da minha vida.
Será que sei
desenhar?
Este
workshop é uma viagem através da minha vida. Uso nos meus cadernos a colagem o
desenho e a pintura para comunicar e partilhar momentos.
Material necessário a trazer pelos participantes:
Caderno, caneta e/ou lápis, aguarelas e um pincel, recipiente para água e papel absorvente, material para colagens (revistas, jornais, etc), tesoura e cola.
Programa completo do ciclo aqui
Até Sábado!
Contactos:
Museu Arqueológico do Carmo
Largo do Carmo, 1200-092 Lisboa
21 347 86 29
Iniciativa integrada no âmbito da
segunda-feira, 29 de outubro de 2012
Conferências A Viagem e o Diário Gráfico - Museu Arqueológico do Carmo
No âmbito do 2.º Ciclo de Sessões de Desenho A Viagem e o Diário Gráfico, que decorre no Museu Arqueológico do Carmo, temos todo o prazer de vos anunciar que, e à semelhança do que aconteceu no 1.º Ciclo, iremos organizar um conjunto de conferências, de entrada gratuita, no Museu, sempre às 18h30.
E começamos da melhor forma com a comunicação de Mário Linhares, que terá lugar no dia 7 de Novembro 2012 (4ªfeira), às 18h30.
Aqui fica uma breve sinopse da comunicação para vos aguçar o apetite!
O espiritual no desenho
Tema central dos retiros de diários gráficos, que acontecem anualmente no fim de semana antes da Páscoa, são construídos exercícios de desenho a partir de textos bíblicos e de autores contemporâneos.
MÁRIO LINHARES
Nasceu em Oeiras, vive em Sintra e trabalha em Lisboa.
Estudou na António Arroio e na FBAUL. Coordena o USk-Portugal e organiza diferentes atividades relacionadas com o diário gráfico e o desenho.
www.hakunamatatayeto.blogspot.pt
Próximas Conferências:
13 Novembro (3ª feira) - Alexandra Markl (Museu Nacional de Arte Antiga) "Os Desenhos da Viagem Filosófica"
27 de Novembro (3ª feira) - Maria João Castro (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas/Universidade Nova de Lisboa) "Da Escrita com desenhos à Pintura com palavras: Cruzamentos e Percursos Contemporâneos"
Sempre às 18h30, no Museu Arqueológico do Carmo.
Entrada Livre.
Apareçam!
E começamos da melhor forma com a comunicação de Mário Linhares, que terá lugar no dia 7 de Novembro 2012 (4ªfeira), às 18h30.
Aqui fica uma breve sinopse da comunicação para vos aguçar o apetite!
![]() |
| Desenho de Mário Linhares |
O espiritual no desenho
Tema central dos retiros de diários gráficos, que acontecem anualmente no fim de semana antes da Páscoa, são construídos exercícios de desenho a partir de textos bíblicos e de autores contemporâneos.
MÁRIO LINHARES
Nasceu em Oeiras, vive em Sintra e trabalha em Lisboa.
Estudou na António Arroio e na FBAUL. Coordena o USk-Portugal e organiza diferentes atividades relacionadas com o diário gráfico e o desenho.
www.hakunamatatayeto.blogspot.pt
Próximas Conferências:
13 Novembro (3ª feira) - Alexandra Markl (Museu Nacional de Arte Antiga) "Os Desenhos da Viagem Filosófica"
27 de Novembro (3ª feira) - Maria João Castro (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas/Universidade Nova de Lisboa) "Da Escrita com desenhos à Pintura com palavras: Cruzamentos e Percursos Contemporâneos"
Sempre às 18h30, no Museu Arqueológico do Carmo.
Entrada Livre.
Apareçam!
quarta-feira, 24 de outubro de 2012
A Viagem e o Diário Gráfico 2 - Sessão com Rita Cortez Pinto no Museu Arqueológico do Carmo
Continuamos, então, com as nossas sessões de desenho inseridas no 2º Ciclo A Viagem e o Diário Gráfico.
Este Sábado, 27 de Outubro, contamos com a presença de Rita Cortez Pinto que irá orientar a sessão Mapas de desenhos viajantes, das 10 às 13h no Museu Arqueológico do Carmo.
Aqui fica um resumo da sessão e o material necessário a trazer pelos participantes.
Apareçam!
Rita Cortez Pinto - Mapa de desenhos viajantes
Este Sábado, 27 de Outubro, contamos com a presença de Rita Cortez Pinto que irá orientar a sessão Mapas de desenhos viajantes, das 10 às 13h no Museu Arqueológico do Carmo.
Aqui fica um resumo da sessão e o material necessário a trazer pelos participantes.
Apareçam!
Rita Cortez Pinto - Mapa de desenhos viajantes
Nesta sessão vamos experimentar uma série de técnicas de
manipulação de cadernos como o recorte, colagem, impressão e pop-up. Vamos, numa
primeira fase, conhecer e falar de uma série de artistas, ilustradores e
escritores que pensam e trabalham a ideia de viagem e diário, com diferentes exemplos
de viagens, registos e formatos do objecto diário.
Na segunda parte do workshop é proposto ao grupo uma espécie
de jogo do desenho que nos vai ajudar a registar de formas diferentes as
impressões que vamos tendo de um lugar pré-definido. Os participantes recebem um
conjunto de pistas e estímulos; um percurso/viagem e um caderno que vai
recebendo registos, resultados e respostas. Cada pista promove uma forma
diferente de encarar o desenho, uma maneira de observar e/ou uma técnica de
manipulação do caderno. No final obtemos um livro/mapa de desenho da viagem que
fizemos no lugar que visitámos.
Técnicas: Desenho, recorte, colagem, pop up.
Rita Cortez Pinto (Lisboa, 1977)
Desenhadora de várias formas e feitios, o trabalho de Rita
Cortez Pinto cruza vários universos que têm sempre em comum o mundo do Desenho.
Movimenta-se entre as artes plásticas, a ilustração, e também o trabalho
criativo com crianças.
Tem formação superior em Arquitectura de Design pela
Faculdade de Arquitectura de Lisboa e o Curso Avançado de Artes plásticas pelo
ArCo, Expõe regularmente desde 1999 e colabora desde 2003 em diferentes
instituições museológicas e projectos individuais na área da educação artística
para crianças.
Material necessário (a trazer pelos participantes):
1 folha
de papel de desenho de aprox. 200gr de 65/70x50 cm
Caneta preta
Vários tipos de riscadores de diferentes cores
Tesoura
Cola stick
Fita cola
Caneta preta
Vários tipos de riscadores de diferentes cores
Tesoura
Cola stick
Fita cola
Contactos:
Museu Arqueológico do Carmo
Largo do Carmo, 1200-092 Lisboa
21 347 86 29
quinta-feira, 18 de outubro de 2012
A Viagem e o Diário Gráfico 2 - sessão com Mónica Cid no Museu Arqueológico do Carmo
É já neste Sábado, 20 de Outubro 2012, que iniciamos o 2º ciclo de sessões de desenho sob o tema A Viagem e o Diário Gráfico com a presença de Mónica Cid.
A sessão tem início às 10h no Museu Arqueológico do Carmo.
Aqui fica uma breve sinopse da sessão e um desenho da Mónica para vos aguçar o apetite!
“Do geral para o particular, o espírito da curiosidade e o desenho”
Proponho iniciar este segundo ciclo sobre “A viagem e o diário gráfico” na Igreja do Convento de Nossa Senhora do Vencimento do Monte do Carmo com um olhar atento e curioso para nos familiarizarmos com a mesma e melhor compreender, primeiro, como a Igreja se insere no contexto arquitectónico e urbanístico do espaço do Chiado em Lisboa e segundo a estrutura arquitectónica da mesma. A sessão de 3 horas subdivide-se numa breve palestra com recurso a imagens e na prática do desenho sob a orientação da formadora.
Mónica Cid (1973, Lisboa)
Licenciada em Arquitectura pela Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de
Lisboa e Mestre em Belas Artes pela Universidade de Newcastle em Inglaterra. Dedica-se à
prática do desenho e criação artística, bem como ao ensino, lecionando na Sociedade
Nacional de Belas Artes, em Lisboa.
Material necessário a trazer pelos participantes:
A sessão tem início às 10h no Museu Arqueológico do Carmo.
Aqui fica uma breve sinopse da sessão e um desenho da Mónica para vos aguçar o apetite!
“Do geral para o particular, o espírito da curiosidade e o desenho”
Proponho iniciar este segundo ciclo sobre “A viagem e o diário gráfico” na Igreja do Convento de Nossa Senhora do Vencimento do Monte do Carmo com um olhar atento e curioso para nos familiarizarmos com a mesma e melhor compreender, primeiro, como a Igreja se insere no contexto arquitectónico e urbanístico do espaço do Chiado em Lisboa e segundo a estrutura arquitectónica da mesma. A sessão de 3 horas subdivide-se numa breve palestra com recurso a imagens e na prática do desenho sob a orientação da formadora.
Mónica Cid (1973, Lisboa)
Licenciada em Arquitectura pela Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de
Lisboa e Mestre em Belas Artes pela Universidade de Newcastle em Inglaterra. Dedica-se à
prática do desenho e criação artística, bem como ao ensino, lecionando na Sociedade
Nacional de Belas Artes, em Lisboa.
Material necessário a trazer pelos participantes:
Caderno, caneta e/ou lápis, aguarelas e um pincel, recipiente para água e papel absorvente.
Podem consultar o programa completo aqui
Até Sábado!
Contactos:
Museu Arqueológico do Carmo
Largo do Carmo, 1200-092 Lisboa
21 347 86 29
Iniciativa integrada na
quarta-feira, 10 de outubro de 2012
As Mil e Uma Artes da Índia - Museu Arqueológico do Carmo/Comunidade Hindu de Portugal
O Museu Arqueológico do Carmo em parceria com a Comunidade Hindu de Portugal vão levar a cabo um conjunto de actividades que pretendem reforçar os laços entre as duas comunidades e dar a conhecer a cultura e artes da Índia.
A partir desta ligação e tendo como ponto de partida a Estela Hindu, obra pertencente à colecção do Museu, nasceu o projecto cultural As Mil e Uma Artes da Índia, que decorrerá durante os meses de Outubro, Novembro e Dezembro de 2012.
Repleto de actividades destinadas aos mais variados públicos, que podem consultar em mais detalhe no cartaz abaixo, este projecto será apresentado ao público na próxima 3ª feira, 16 de Outubro, pelas 18h30 no Museu Arqueológico do Carmo. A entrada é gratuita.
Contamos com a vossa presença!
Subscrever:
Mensagens (Atom)








