terça-feira, 20 de novembro de 2012

Sessão de Desenho com Guida Casella no Museu Arqueológico do Carmo - A Viagem e o Diário Gráfico

        Terá lugar neste Sábado, 24 de Novembro 2012, a última sessão de desenho inserida no Ciclo A Viagem e o Diário Gráfico. 
        Teremos o prazer de poder encerrar este II Ciclo com a presença de Guida Casella que nos irá propor uma viagem através dos "Desenhos pelo Património". 
        No Museu Arqueológico do Carmo, das 10h às 13h. 
        A não perder!

Aqui fica informação mais detalhada: 

Desenho de Guida Casella


Título: "Desenhos pelo Património”

Local: Museu Arqueológico do Carmo

PALESTRA – 1h:

Os desenhos em torno do Património podem ser de diferente natureza. Desde desenho cientifico, a desenho técnico, a desenho descritivo (quase pintura de história) para ajudar a recriar arquitecturas, gestos e personagens de outros tempos.
O Património é preservado para ser vivido, reinterpretado e para que dele se façam novos sentidos. O Desenho é sem dúvida um aliado forte neste intuito.


WORKSHOP - 2h:

Exercício 1
– levantamento à fita
Pareceu-me conveniente complementar as técnicas utilizadas em diários gráficos segundo um desenho de observação a olho nu, com técnicas de levantamento rigoroso, utilizadas em registo de arqueologia.
Assim, proponho um exercício de levantamento à fita, de peças do museu.
Naturalmente, num segundo momento, os participantes ficarão livres para trabalhar com diversos materiais sobre o levantamento rigoroso inicial.




CV
Guida Casella, n.Lisboa, 1974
Formou-se em Pintura na faculdade de Belas Artes de Lisboa em 2000
Desde 1999, após algumas formações em ilustração cientifica, iniciou um percurso de ilustração em arqueologia, realizando desenho cientifico de materiais, desenho de campo em escavações, e desenho de reconstrução para divulgação museográfica.
Em 2003/2004 esteve no Swindon College of Art, em Inglaterra, onde fez o Mestrado em Ilustração Arqueológica validado pela University of Bath. Desenvolveu projectos relacionados com Ilustração para Divulgação Museográfica, e a tese teórica incidiu sobre a Estética no Desenho de Antiquários.
Trabalhando como free lance colaborou com diversos institutos, museus e empresas de Arqueologia (Instituto Arqueológico Alemão, Uniarq, Igespar, Cnans, MAC, MNA, MAEDS, ERA, Cariátides, entre outros).
Desde 2002 leccionou Desenho Arqueológico na Escola Profissional de Mértola.
Presentemente desenvolve a sua investigação de doutoramento em Medias Digitais na FCSH-UNL (programa UT Austin-Portugal).



Materiais a trazer pelos participantes:

   Caderno de formato A5 ou A6;
    Papel Milimétrico
    Lapiseira de Minas 0,5
    Lápis de Grafite 2B, e outros
    Borracha
    Caneta Técnica Preta
    Fita Métrica
    Materiais diversos para complementar o desenho rigoroso – Lápis de cor, Aguarelas.


Programa completo do ciclo aqui


Até Sábado!

Contactos:
Museu Arqueológico do Carmo
Largo do Carmo, 1200-092 Lisboa
21 347 86 29



Iniciativa integrada no âmbito da




segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Férias de Natal 2012 - Museu Arqueológico do Carmo


      Aqui fica a nossa programação para o período das Férias de Natal! 
E este ano contamos também com a colaboração do projecto Pequenos Arqueólogos! 
A não perder!!


Ferias do natal no MAC - 17 a 21 de Dezembro 2012

“Vermelho, amarelo, verde….Já está!”

Para as férias de Natal o Mac vem propor-vos      
Uma viagem na história da pintura começando pelos retratos oitocentistas entre sombrinhas e grandes bigodes, passando pelos narizes cubistas de Picasso e os relógios derretidos de Dalí até os baldes de tinta de Jackson Pollock e a sopa de tomate de Andy Warhol.
Vamos experimentar todas as técnicas,
 Vamos vestir a pele dos grandes artistas da pintura
Vamos ter momentos de grande inspiração e também explosões de criatividade…
A alegria do Natal e as cores da Arte, bem embrulhadinhos com um grande laço vermelho, estão a tua espera no Museu do Carmo!

Programação:    17 de Dezembro – O Romantismo
                        18 de Dezembro – O Cubismo
                        19 de Dezembro – O Surrealismo
                        20 de Dezembro – O Expressionismo Abstracto
                        21 de Dezembro – A Pop Art

Informações:
17 a 21 de Dezembro 2012
10h00-18h00
Para crianças entre os 8 e os 12 anos

Preços:
25€ por criança/5dias
12,50 por criança/5 manhãs
5€ por criança/dia
Com almoço: mais 5 €/dia 

Contactos/Inscrições:
Museu Arqueológico do Carmo
Largo do Carmo
1200-092 Lisboa
21 347 86 29
servicoeducativo@arqueologos.pt 


Férias de Natal: Oficina de Arqueologia no MAC!

·         Museu Arqueológico do Carmo, Lisboa
·         26 a 28 de Dezembro de 2012
·         Das 10h às 18h
·         Dos 8 aos 12 anos de idade 

Este Natal, no Museu Arqueológico do Carmo, vem juntar-te à nossa equipa de arqueólogos!

Vamos aprender o que é esta ciência, como trabalham os arqueólogos, fazer escavações arqueológicas, mexer em materiais e saber como as pessoas viviam noutros tempos!

Vem descobrir a Pré-História e o período Romano, Medieval e Moderno e todos os dias embarca numa história diferente, nas nossas oficinas!

Informações:
        Número mínimo de 10 inscrições
      Preço por criança: 43€ + 5€ por dia para o almoço

Marcações:
     pequenosarqueologos@gmail.com ou 912654087
    Museu Arqueológico do Carmo: 21 347 86 29







quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Sessão de Desenho com Catarina França no Museu Arqueológico do Carmo - Ciclo A Viagem e o Diário Gráfico

       No próximo Sábado, 17 de Novembro, terá lugar mais uma sessão de desenho inserida no Ciclo A Viagem e o Diário Gráfico. 

      Desta feita contamos com a presença de Catarina França que nos levará a "Desenhar a natureza: viagem aos parques naturais portugueses — Berlengas, Douro Internacional e Ria Formosa—, e viagem à Amazónia".

      No Museu Arqueológico do Carmo, das 10h às 13h.

Desenho de Catarina França


Aqui fica mais informação sobre esta sessão:


Título: "Desenhar a natureza: viagem aos parques naturais portugueses — Berlengas, Douro Internacional e Ria Formosa—, e viagem à Amazónia"

Local: Museu Arqueológico do Carmo / Jardim do Príncipe Real

PALESTRA – 1h:

O Diário Gráfico como contador de estórias: quando a natureza é a personagem principal da nossa narrativa gráfica, e os sentidos ajudam a registar o que se observa.
Relato das saídas de campo aos parques naturais, onde o caderno, aguarelas e os restantes materiais riscadores ocupam quase toda a mochila.


WORKSHOP - 2h:

Exercício 1
- de observação
Escolher um ou mais detalhes observados no jardim — uma pessoa que passa ou que se senta, uma árvore com uma forma particular, uma chaminé ou porta antiga que se observa do outro lado da rua—, e desenhá-los. Desenhá-los como se vêem, interpretando os objectos à nossa maneira.

Exercício 2 - de imaginação
Desenhar o momento anterior ou o momento posterior ao observado, procurando criar ou imaginar o que poderia ser visto antes ou depois, como se fossem os frames de uma mesma estória.


CV
Catarina França nasceu em Lisboa em 1973, onde vive e trabalha.
É ilustradora científica e de livros para crianças.
Tem a licenciatura em Design de Comunicação e é mestranda em Desenho na Faculdade de Belas-Artes de Lisboa.
Frequentou o curso de ilustração infantil na Central Saint Martins e de ilustração botânica na Royal Kew Gardens, em Londres.
Trabalha como designer e ilustradora, e divide o seu tempo entre a ilustração científica, a ilustração infantil e os diários gráficos
Coordena o blogue http://historiasalapis.blogspot.pt/

Materiais a trazer pelos participantes:

- Caderno de formato A5 ou A6;
- Canetas de espessuras diferentes:
- Lápis e grafite, ou outros materiais riscadores;
- Aguarelas, pincéis, recipiente para água, pano.


Programa completo do ciclo aqui


Até Sábado!

Contactos:
Museu Arqueológico do Carmo
Largo do Carmo, 1200-092 Lisboa
21 347 86 29



Iniciativa integrada no âmbito da




sábado, 10 de novembro de 2012

Conferência de Alexandra Markl no Museu Arqueológico do Carmo - Ciclo A Viagem e o Diário Gráfico


       É já na próxima 3ª feira, 13 de Novembro, que terá lugar mais uma conferência no âmbito do 2º Ciclo A Viagem e o Diário Gráfico.
       Teremos o prazer de receber Alexandra Gomes Markl que nos irá apresentar a comunicação Os Desenhos da Viagem Filosófica.
       Às 18h30 no Museu Arqueológico do Carmo.
       Entrada Gratuita.


Alexandra Gomes Markl
Mestre em História da Arte pela Universidade Nova de Lisboa e doutoranda em Ciências da Arte pela FBUL. Técnica Superior do Museu Nacional de Arte Antiga desde 1990, Responsável pelo Gabinete de Desenho e Gravuras, tem desenvolvido investigação essencialmente nestas áreas, tendo comissariado diversas exposições.

Contactos e Informações:
Museu Arqueológico do Carmo
Largo do Carmo, 1200-092 Lisboa
21 347 86 29
servicoeducativo@museuarqueologicodocarmo.pt

Próxima Conferência:

27 de  Novembro (3ª feira) - Maria João Castro (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas/Universidade Nova de Lisboa) "Da Escrita com desenhos à Pintura com palavras: Cruzamentos e Percursos Contemporâneos"

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Sessão de Desenho com Rosário Félix - A Viagem e o Diário Gráfico no Museu Arqueológico do Carmo

  No próximo Sábado, 10 de Novembro, decorre mais uma sessão de desenho inserida no Ciclo A Viagem e o Diário Gráfico. Desta feita contamos com a presença e orientação de Rosário Félix que nos levará numa "Viagem ao Teatro Nacional de S. Carlos".
  A sessão tem início e ponto de encontro marcado no Museu Arqueológico do Carmo, às 10h!

  Aqui fica alguma informação para tornar a vossa "viagem" ainda mais apetecível!

Desenho de Rosário Félix
“Viagem ao Teatro Nacional de São Carlos”(desenhar em Diário Gráfico)
Deambular pelo teatro, explorar esse espaço através da linha de um desenho, com caneta, grafite ou pincel! O que vemos, o que está na nossa memória ou os sons que imaginamos (desenhar o indesenhável)!


Curiculum
Nasceu  em 1950 e vive em Lisboa.
Tem a licenciatura em Artes Plásticas (Pintura) pela FBAUL.  
 Foi Professora de Artes no Ensino Secundário .
Coordena o blogue  http://dequemeservemosolhos.blogspot.pt/
Colabora  no blogue  urbansketchers-portugal.blogspot.pt

Material a trazer pelos participantes: 

- Um caderno de capa dura formato A5 ou A6;
- canetas de 3 cores diferentes (finas e grossas);
- lápis e grafite 4B;
- aguarelas, pincéis (grosso e fino) recipiente para água, papel absorvente;

Programa completo do ciclo aqui


Até Sábado!

Contactos:
Museu Arqueológico do Carmo
Largo do Carmo, 1200-092 Lisboa
21 347 86 29



Iniciativa integrada no âmbito da







terça-feira, 30 de outubro de 2012

A Viagem e o Diário Gráfico - Sessão com Margarida Boto no Museu Arqueológico do Carmo

        É já neste Sábado, 3 de Novembro 2012, que temos o prazer de receber mais uma formadora neste 2.º Ciclo de Sessões de Desenho sob o tema A Viagem e o Diário Gráfico.
        Desta feita contamos com a presença de Margarida Boto que irá orientar a sessão Será que sei desenhar?
        Das 10h às 13h, no Museu Arqueológico do Carmo.

Desenho de Margarida Boto

Chamo-me Margarida, nasci no ano de 1963 e sou Educadora de Infância. 
As Artes Plásticas e a Música sempre fizeram parte da minha vida.

Será que sei desenhar?
Este workshop é uma viagem através da minha vida. Uso nos meus cadernos a colagem o desenho e a pintura para comunicar e partilhar momentos.  



Material necessário a trazer pelos participantes:
Caderno, caneta e/ou lápis, aguarelas e um pincel, recipiente para água e papel absorvente, material para colagens (revistas, jornais, etc), tesoura e cola.

Programa completo do ciclo aqui


Até Sábado!

Contactos:
Museu Arqueológico do Carmo
Largo do Carmo, 1200-092 Lisboa
21 347 86 29



Iniciativa integrada no âmbito da