sexta-feira, 14 de dezembro de 2012
quinta-feira, 13 de dezembro de 2012
As Mil e Uma Artes da Índia-Festa Indiana no Museu do Carmo
No Sábado passado, realizou-se a Festa Indiana, evento inserido no projecto As Mil e Uma Artes da Índia fruto da parceria do Serviço Educativo do Museu e da Comunidade Hindu de Portugal.
Durante a tarde pudemos experimentar vários workshops concebidos e orientados por Lajja Sambhavnath (Comunidade Hindu de Portugal).
Contámos com a participação de um grupo extraordinário!
Para comprovarem aqui ficam algumas fotos!
Durante a tarde pudemos experimentar vários workshops concebidos e orientados por Lajja Sambhavnath (Comunidade Hindu de Portugal).
Contámos com a participação de um grupo extraordinário!
Para comprovarem aqui ficam algumas fotos!
segunda-feira, 3 de dezembro de 2012
II Ciclo de Sessões de Desenho A Viagem e o Diário Gráfico no Museu Arqueológico do Carmo
No âmbito do II Ciclo de Sessões de Desenho sob o tema A Viagem e o Diário Gráfico, que decorreu no Museu Arqueológico do Carmo, de 20 de Outubro a 24 de Novembro 2012, não poderíamos deixar de agradecer a todos aqueles que contribuíram para o enorme sucesso desta iniciativa!
Por isso aqui vai:
Um agradecimento muito especial ao Eduardo Salavisa que nos propôs e possibilitou o contacto com um conjunto de extraordinários formadores que ao longo das sessões deram ainda mais "vida" a esta casa!
Às formadoras presentes neste Ciclo que nos propuseram tantos e tão enriquecedores desafios, Muito Obrigada Mónica Cid, Rita Cortez Pinto, Margarida Boto, Rosário Félix, Catarina França e Guida Casella. Foi um verdadeiro prazer poder contar com a vossa presença!
E, last but not least, queríamos agradecer a todos os participantes que se juntaram a nós nesta aventura. Muito obrigada! Esperamos voltar a ver-vos muito em breve. Afinal esta "casa" também já é um pouco vossa!
Aqui ficam algumas imagens deste Ciclo:
![]() |
| Sessão com Mónica Cid |
![]() |
| Desenho de Luís Ançã - Sessão com Mónica Cid |
![]() |
| Sessão com Rita Cortez Pinto |
![]() |
| Desenho de Margarida Boto |
![]() |
| Sessão com Rosário Félix |
![]() |
| Desenho de Rosário Félix |
![]() |
| Desenho de Catarina França |
![]() |
| Sessão com Guida Casella |
![]() |
| Desenho de Helena Monteiro - Sessão com Guida Casella |
sábado, 24 de novembro de 2012
Desenho como Meditação - Workshop orientado por Susana Chasse no Museu Arqueológico do Carmo
Temos o enorme prazer de anunciar a realização de um novo Workshop de Desenho no Museu Arqueológico do Carmo. Desta feita contamos com a presença de Susana Chasse que irá orientar o Workshop Desenho como Meditação.
A sessão decorre no dia 8 de Dezembro, das 10h às 13h, no Museu Arqueológico do Carmo.
A não perder!
Aqui fica informação mais detalhada:
DESENHO COMO MEDITAÇÃO
A contemplação vai para além daquilo que
conhecemos como o acto de “ver” ou de “observar”. Esse olhar consciente,
permanente, ligado ao todo, é a razão pela qual associo e adopto o estar contemplativo
na prática do desenho.
O “ver” comum é rápido, e essa rapidez é
muito útil para o dia-a-dia, mas para o desenho peca por redundar numa
informação precária.
Já o “observar” torna-se interessante para
o universo do desenho, mas talvez para um desenho mais avançado, onde já
sabemos o que observar e, essencialmente, como observar. Trata-se de um olhar
que usa a informação observada e o conhecimento prévio, ligando-os
racionalmente e de um forma ordenada. Mas para que tal aconteça é forçoso saber
utilizar essa informação devidamente, pois, de outra forma, corre-se o risco de
“observar” através do filtro dos conceitos, deturpadores da realidade, na maior
parte dos casos. A observação deverá manter o estado de alerta, para que o novo
continue a surjir a todo o momento, independentemente da informação prévia
adquirida.
Quando entramos no estado contemplativo,
tudo fica mais sereno, desprovido de mente onde nada está associado a
conhecimento prévio de algo. Não existe intenção no olhar, sendo o meio, para mim,
mais próximo para materializar a meditação no desenho. Desenvolve e revela uma
diferenciação consciente, na forma como olhamos. Na verdade, é precisamente
isso que define todo o processo no desenho.
Como vêmos.
Esta será a proposta deste workshop, convidar
à prática do desenho contemplativo.
Ver de uma outra forma estendendo essa
experiência para o papel.
Breve Curriculum
Nasceu em Lisboa.
Concluiu o Mestrado na área de Design e Cultura Visual no IADE com o Tema de
Tese “Desenho como Meditação. O Olhar que Contempla.” Exerceu o cargo de
diretora de Arte em agências de publicidade como a FCB, e Interact (atual Norma
Gean). Desde 1993 que realiza trabalhos como designer gráfica freelancer. Na
aréa da musica, concebeu layout para cd’s, e campanhas de tourné, tendo como
clientes Rodrigo Leão, Jacinta, Rão Kyao, Cristina Branco, Rosa Passos,
Ludovico Einaudi, entre outros. Tem trabalhado com editoras colaborando na
execução de capas para livros, e criado imagem/logos para variadas
empresas.
Como artista
plástica, participou em diversas exposições coletivas e individuais na área da
pintura a nivel nacional e internacional sendo a atividade que continua a
desenvolver presentemente. É também
autora no campo da ilustração. Paralelamente tem vindo a desenvolver um projeto
no âmbito do desenho, quer como autora, quer como formadora, realizando
frequentemente workshops ligados so desenho como meditação.
Na qualidade de
Comissária de programação ambito da Trienal Movimento de Desenho 2012 organiza
workshop’s de Desenho como Meditação
Material necessário a trazer pelos participantes:
Folhas A3 (máquina), Caneta preta (ponta média)
Folhas A3 (máquina), Caneta preta (ponta média)
Informações:
TEMA: DESENHO COMO
MEDITAÇÃO
FORMADOR: Susana Chasse
LOCAL: Museu Arqueologico do Carmo
WORKSHOP: 3h
DIA: 8 de Dezembro 2012 – 10.00/13.00
PREÇO: 15€
Inscrições:
servicoeducativo@museuarqueologicodocarmo.pt
21 347 86 29
Contactos:
Museu Arqueológico do Carmo
Largo do Carmo, 1200-092 Lisboa
21 347 86 29
Iniciativa integrada no âmbito da
sexta-feira, 23 de novembro de 2012
II Feira do Livro Ilustrado no Museu Arqueológico do Carmo
Temos o prazer de anunciar que a partir de 1 de Dezembro de 2012 terá lugar a II Feira do Livro Ilustrado no Museu Arqueológico do Carmo. É uma extraordinária oportunidade de passear os olhos por livros ilustrados em diversas línguas!
Esta iniciativa insere-se na Programação do Serviço Educativo para o Natal 2012. Podem consultar o programa aqui.
quarta-feira, 21 de novembro de 2012
Ciclo de Conferências A Viagem e o Diário Gráfico - Maria João Castro no Museu Arqueológico do Carmo
Na próxima 3ª feira, 27 de Novembro 2012, terá lugar a última conferência do Ciclo A Viagem e o Diário Gráfico.
Temos a honra de encerrar este ciclo com a comunicação de Maria João Castro " Da escrita com desenhos à pintura com palavras: Cruzamentos e Percursos Contemporâneos".
No Museu Arqueológico do Carmo, às 18h30.
Entrada Gratuita.
Temos a honra de encerrar este ciclo com a comunicação de Maria João Castro " Da escrita com desenhos à pintura com palavras: Cruzamentos e Percursos Contemporâneos".
No Museu Arqueológico do Carmo, às 18h30.
Entrada Gratuita.
Maria João Castro – Universidade Nova de Lisboa
Da escrita com desenhos à pintura com
palavras:
Cruzamentos e Percursos Contemporâneos
Estamos na época das
viagens. Todos viajam. E, viaja-se para todo o lado. Um longo caminho foi
percorrido desde o Grand Tour do século XVIII, passando pelo pintor
viajante do século XIX, até à proliferação da escrita de viagens do século XX,
o que permite novas reflexões sobre a arte de viajar no século XXI.
CV Investigadora do Núcleo de Estudos de Arte
Contemporânea do Instituto de História da Arte da FCSH/UNL, organizou em 2012,
o Colóquio Internacional Arte & Viagem, coordenando as respectivas
actas. Autora de Notas de Viagem (Chiado Editora), tendo vindo a
escrever artigos em revistas da especialidade, nomeadamente na Fugas do Público.
terça-feira, 20 de novembro de 2012
Sessão de Desenho com Guida Casella no Museu Arqueológico do Carmo - A Viagem e o Diário Gráfico
Terá lugar neste Sábado, 24 de Novembro 2012, a última sessão de desenho inserida no Ciclo A Viagem e o Diário Gráfico.
Teremos o prazer de poder encerrar este II Ciclo com a presença de Guida Casella que nos irá propor uma viagem através dos "Desenhos pelo Património".
No Museu Arqueológico do Carmo, das 10h às 13h.
A não perder!
Aqui fica informação mais detalhada:
WORKSHOP - 2h:
Exercício 1 – levantamento à fita
CV
Teremos o prazer de poder encerrar este II Ciclo com a presença de Guida Casella que nos irá propor uma viagem através dos "Desenhos pelo Património".
No Museu Arqueológico do Carmo, das 10h às 13h.
A não perder!
Aqui fica informação mais detalhada:
![]() |
| Desenho de Guida Casella |
Título: "Desenhos pelo
Património”
Local: Museu Arqueológico do Carmo
PALESTRA – 1h:
Local: Museu Arqueológico do Carmo
PALESTRA – 1h:
Os desenhos em torno do Património podem
ser de diferente natureza. Desde desenho cientifico, a desenho técnico, a
desenho descritivo (quase pintura de história) para ajudar a recriar
arquitecturas, gestos e personagens de outros tempos.
O Património é preservado para ser
vivido, reinterpretado e para que dele se façam novos sentidos. O Desenho é sem
dúvida um aliado forte neste intuito.
WORKSHOP - 2h:
Exercício 1 – levantamento à fita
Pareceu-me conveniente complementar as
técnicas utilizadas em diários gráficos segundo um desenho de observação a olho
nu, com técnicas de levantamento rigoroso, utilizadas em registo de
arqueologia.
Assim, proponho um exercício de
levantamento à fita, de peças do museu.
Naturalmente, num segundo momento, os
participantes ficarão livres para trabalhar com diversos materiais sobre o
levantamento rigoroso inicial.
CV
Guida Casella, n.Lisboa, 1974
Formou-se em Pintura na faculdade de
Belas Artes de Lisboa em 2000
Desde 1999, após algumas formações em
ilustração cientifica, iniciou um percurso de ilustração em arqueologia,
realizando desenho cientifico de materiais, desenho de campo em escavações, e
desenho de reconstrução para divulgação museográfica.
Em 2003/2004 esteve no Swindon College
of Art, em Inglaterra, onde fez o Mestrado em Ilustração Arqueológica validado
pela University of Bath. Desenvolveu projectos relacionados com Ilustração para
Divulgação Museográfica, e a tese teórica incidiu sobre a Estética no Desenho
de Antiquários.
Trabalhando como free lance colaborou
com diversos institutos, museus e empresas de Arqueologia (Instituto
Arqueológico Alemão, Uniarq, Igespar, Cnans, MAC, MNA, MAEDS, ERA, Cariátides,
entre outros).
Desde 2002 leccionou Desenho
Arqueológico na Escola Profissional de Mértola.
Presentemente desenvolve a sua investigação
de doutoramento em Medias Digitais na FCSH-UNL (programa UT Austin-Portugal).
Materiais a trazer pelos participantes:
Caderno
de formato A5 ou A6;
Papel Milimétrico
Lapiseira de Minas 0,5
Lápis de Grafite 2B, e outros
Borracha
Caneta Técnica Preta
Fita Métrica
Materiais diversos para complementar o desenho rigoroso – Lápis de cor, Aguarelas.
Papel Milimétrico
Lapiseira de Minas 0,5
Lápis de Grafite 2B, e outros
Borracha
Caneta Técnica Preta
Fita Métrica
Materiais diversos para complementar o desenho rigoroso – Lápis de cor, Aguarelas.
Programa completo do ciclo aqui
Até Sábado!
Contactos:
Museu Arqueológico do Carmo
Largo do Carmo, 1200-092 Lisboa
21 347 86 29
Iniciativa integrada no âmbito da
Subscrever:
Mensagens (Atom)





















