sábado, 23 de janeiro de 2010

ACTIVIDADES PARA ESCOLAS 2009/2010
3º CICLO E SECUNDÁRIO

Com as mãos na Arqueologia -3º Ciclo
    Como viviam as pessoas há 5000 anos?O que comiam e vestiam?
A partir de um conjunto de artefactos provenientes das escavações de Vila Nova de São Pedro, vamos à descoberta dos nossos  antepassados pré-históricos!

Esculturas de Pedra e de Ar II-3º Ciclo
     O que é uma escultura?E de que materiais pode ser feita?A partir da coleção do MAC iniciaremos uma viagem que nos levará à  descoberta das inúmeras possibilidades desta arte!
    Ao longo desta viagem iremos recolher na nossa "caixa" um conjunto de ferramentas que, nos darão a possibilidade de ver, sentir e fazer Escultura...

Esculturas de Pedra e de Ar III- Secundário
     Quais serão as diferenças entre uma escultura gótica e uma escultura do século XX?
     E será que podemos encontrar algumas semelhanças?Tendo por base alguma das esculturas pertencentes à coleção do MAC iremos explorar, através de um debate, a intemporalidade de alguns conceitos artísticos e a nossa atitude crítica enquanto receptores de arte.

As Ruínas da Igreja do Carmo e o Museu Arqueológico-3ºCiclo e Secundário
     Visita orientada em função da sua inter-relação com os curricula de História e Artes, visando o enquadramento do monumento e da sua colecção permanente no contexto da História de Portugal, da História da Arquitectura e, ainda, a compreensão das ruínas inseridas na temática do Terramoto de 1755.

1 comentário: