sábado, 24 de novembro de 2012

Desenho como Meditação - Workshop orientado por Susana Chasse no Museu Arqueológico do Carmo

        Temos o enorme prazer de anunciar a realização de um novo Workshop de Desenho no Museu Arqueológico do Carmo. Desta feita contamos com a presença de Susana Chasse que irá orientar o Workshop Desenho como Meditação.
       A sessão decorre no dia 8 de Dezembro, das 10h às 13h, no Museu Arqueológico do Carmo.
       A não perder!

Aqui fica informação mais detalhada:



DESENHO COMO MEDITAÇÃO

A contemplação vai para além daquilo que conhecemos como o acto de “ver” ou de “observar”. Esse olhar consciente, permanente, ligado ao todo, é a razão pela qual associo e adopto o estar contemplativo na prática do desenho.

O “ver” comum é rápido, e essa rapidez é muito útil para o dia-a-dia, mas para o desenho peca por redundar numa informação precária.
Já o “observar” torna-se interessante para o universo do desenho, mas talvez para um desenho mais avançado, onde já sabemos o que observar e, essencialmente, como observar. Trata-se de um olhar que usa a informação observada e o conhecimento prévio, ligando-os racionalmente e de um forma ordenada. Mas para que tal aconteça é forçoso saber utilizar essa informação devidamente, pois, de outra forma, corre-se o risco de “observar” através do filtro dos conceitos, deturpadores da realidade, na maior parte dos casos. A observação deverá manter o estado de alerta, para que o novo continue a surjir a todo o momento, independentemente da informação prévia adquirida.

Quando entramos no estado contemplativo, tudo fica mais sereno, desprovido de mente onde nada está associado a conhecimento prévio de algo. Não existe intenção no olhar, sendo o meio, para mim, mais próximo para materializar a meditação no desenho. Desenvolve e revela uma diferenciação consciente, na forma como olhamos. Na verdade, é precisamente isso que define todo o processo no desenho.  Como vêmos.

Esta será a proposta deste workshop, convidar à prática do desenho contemplativo.
Ver de uma outra forma estendendo essa experiência para o papel.



Breve Curriculum

Nasceu em Lisboa. Concluiu o Mestrado na área de Design e Cultura Visual no IADE com o Tema de Tese “Desenho como Meditação. O Olhar que Contempla.” Exerceu o cargo de diretora de Arte em agências de publicidade como a FCB, e Interact (atual Norma Gean). Desde 1993 que realiza trabalhos como designer gráfica freelancer. Na aréa da musica, concebeu layout para cd’s, e campanhas de tourné, tendo como clientes Rodrigo Leão, Jacinta, Rão Kyao, Cristina Branco, Rosa Passos, Ludovico Einaudi, entre outros. Tem trabalhado com editoras colaborando na execução de capas para livros, e criado imagem/logos para variadas empresas. 

Como artista plástica, participou em diversas exposições coletivas e individuais na área da pintura a nivel nacional e internacional sendo a atividade que continua a desenvolver  presentemente. É também autora no campo da ilustração. Paralelamente tem vindo a desenvolver um projeto no âmbito do desenho, quer como autora, quer como formadora, realizando frequentemente workshops ligados so desenho como meditação.
Na qualidade de Comissária de programação ambito da Trienal Movimento de Desenho 2012 organiza workshop’s de Desenho como Meditação




Material necessário a trazer pelos participantes:
Folhas A3 (máquina), Caneta preta (ponta média)

Informações:
TEMA: DESENHO COMO MEDITAÇÃO

FORMADOR: Susana Chasse
LOCAL: Museu Arqueologico do Carmo
WORKSHOP: 3h
DIA: 8 de Dezembro  2012 – 10.00/13.00
PREÇO: 15€

Inscrições:
servicoeducativo@museuarqueologicodocarmo.pt
21 347 86 29

Contactos:
Museu Arqueológico do Carmo
Largo do Carmo, 1200-092 Lisboa
21 347 86 29



Iniciativa integrada no âmbito da





Sem comentários:

Enviar um comentário