sexta-feira, 25 de maio de 2012

Ciclo de Conferências A Viagem e o Diário Gráfico - "Sob a influência de John Ruskin. Desenhos de viagem de Le Corbusier à Toscana em 1907." Comunicação de Mário Cabeças

       Na próxima 3ª feira, 29 de Maio, damos continuidade ao Ciclo de Conferências A Viagem e o Diário Gráfico desta feita contando com a presença de Mário Cabeças, Licenciado em História, Variante História da Arte; Mestre em Arte, Património e Teoria do Restauro e professor de História da Cultura e das Artes destacado na EPAOE (Escola Profissional de Artes e Ofícios do Espectáculo - Chapitô), que nos irá apresentar a comunicação "Sob a influência de John Ruskin. Desenhos de viagem de Le Corbusier à Toscana em 1907."
       Às 18h30 no Museu Arqueológico do Carmo. Entrada gratuita.


Aqui fica uma breve sinopse:


"Em Setembro de 1907, o jovem Charles-Edouard Jeanneret (futuro Le Corbusier) deixa a sua cidade natal La Chaux-de-Fonds (Suiça) para empreender aquela que seria a sua primeira viagem: a viagem a Itália, e em particular à Toscana - uma viagem que se inscrevia na típica tradição educativa oitocentista (“grand tour”), visando complementar a sua formação na Escola de Arte de La Chaux-de-Fonds. Ali, Jeanneret - embebido pelas ideias e ideais do conhecido esteta inglês John Ruskin - elabora esquissos, desenhos, aguarelas… da arte medieval toscana, e em especial de Florença, descurando as expressões artísticas do Renascimento. Os monumentos de Pisa (Campo dei Miracoli…), de Florença (Bargello, Santa Croce, Duomo, Certosa di Ema, Pallazzo Vecchio), de Siena (Piazza del Campo, Catedral)… são apenas algumas das obras que fascinaram Jeanneret."         

Contamos com a vossa presença!

Próximas Conferências:

04 Junho – Pedro Mamede – “Desenhos e viagens – aspectos banais.”
(Esta conferência realiza-se excepcionalmente numa 2ª Feira)
12 Junho – Dilar Pereira – "O caderno de campo na construção do desenho científico".
19 Junho – Eduardo Corte-Real – “Desenho em viagem, ver como humano”
26 Junho  -  José Louro – “O Desenho gestual no Diário Gráfico. Estudos de casos.”

Sem comentários:

Enviar um comentário